O programa Hackers do Bem abre 25 mil novas vagas para seus cursos de Nivelamento e Básico em cibersegurança. A iniciativa, gratuita e de alcance nacional, é voltada a qualquer pessoa que esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio e que tenha interesse em seguir carreira na área.
- Programa oferece capacitação em IA para 10 mil mulheres até 2026
- 7 em cada 10 alunos do Ensino Médio já usam IA generativa em pesquisas no Brasil
Lançado em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil estudantes. Financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, o projeto é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Senai-SP.
A trilha formativa é composta por cinco etapas: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência presencial. As aulas acontecem online, com atividades interativas desenvolvidas pela Escola Superior de Redes (ESR), braço de capacitação da RNP.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“O Hackers do Bem já se consolidou como uma das maiores iniciativas de formação em cibersegurança no mundo. O sucesso até aqui nos permitiu ampliar o número de vagas, criando mais oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho”, afirmou Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR.-
Como participar
As novas vagas se dividem em dois módulos:
- Nivelamento (80h): introdução à cibersegurança, hardware, redes, internet, lógica de programação e fundamentos da área;
- Básico (64h): conceitos de nuvem, desenvolvimento, identificação de ameaças, vulnerabilidades digitais, governança, risco, compliance e ferramentas como criptografia.
Ao concluir os cursos, os participantes recebem certificado e acesso ao Hub Hackers do Bem, espaço virtual que conecta especialistas, entusiastas e empresas para troca de conhecimento, desenvolvimento de projetos e networking.
As inscrições começaram em 12 de setembro e podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa.
Leia mais:
- Vivo abre 16 vagas para talentos negros na área de tecnologia
- MPF investiga se apps de relacionamento LGBTI+ têm medidas eficazes de segurança
- Samsung abre inscrições para Programa de Estágio 2026 em São Paulo
Leia a matéria no Canaltech.