O Potenc.IA, programa inovador de capacitação gratuita em inteligência artificial (IA), está com inscrições abertas exclusivamente para mulheres. A iniciativa tem o apoio de 50 grandes empresas e é promovida pela Prosper Digital Skills, especializada em desenvolvimento de habilidades digitais para a transformação social.
- ‘Barreiras nunca estiveram tão baixas para mulheres’, dizem lideranças de IA
- Quiet Cracking: o que é o fenômeno que pode custar até R$ 2,7 tri às empresas
Com um total de 10 mil vagas ofertadas, as inscrições para o programa podem ser feitas via o site oficial do Potenc.IA. (https://potencia.prosperdigitalskills.com/)
O projeto tem como objetivo impactar positivamente grupos sub-representados, incluindo mulheres negras, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com mais de 50 anos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Formação do básico ao avançado com trilhas personalizadas
O programa foi inspirado na atuação da pesquisadora jamaicana Margaret Spencer, que atua como consultora e braço direito na estruturação do Programa de Letramento em IA para mulheres e minorias, após um evento SXSW, nos Estados Unidos. A partir dessa experiência, a equipe percebeu a realidade dos desafios no Brasil.
Voltado para a capacitação completa em IA, o programa contém:
- Trilhas de aprendizado diferenciadas para cada nível de conhecimento;
- Disponibilidade de conteúdos com aulas gravadas para maior flexibilidade;
- Mentorias para acompanhamento individualizado;
- Projetos práticos reais que preparam as alunas para os desafios do mercado de trabalho.
Mulheres no centro da transformação digital
Para Silmara Pereira dos Santos, embaixadora e head do programa na Prosper Digital Skills, a iniciativa vai além da formação técnica. O objetivo é preencher seis turmas até março de 2026.
“Mais do que formar técnicas, queremos formar lideranças em habilidades digitais. O Potenc.IA é uma iniciativa privada concreta para que a transformação digital aconteça com equidade e protagonismo feminino”, afirma.
Ela também reforça que o programa é uma resposta a estudos que apontam que os empregos de mulheres são os mais sujeitos à automação.
“Há um desafio das pessoas que estão ocupando as cadeiras que serão transformadas e essa transformação pode virar uma outra posição e requerer habilidades distintas. Preciso que as pessoas sigam se desenvolvendo, ou realmente porque é uma cadeira que ela deixa de existir e se transforma de outros modos”, afirma.
Ainda segundo Silmara, o Potenc.IA nasce para garantir que as mulheres avancem junto com a nova economia, promovendo a inclusão social produtiva e ampliando a diversidade no universo corporativo.
“Temos um cenário de pessoas em contextos diversos. Mulheres que estão, desde geograficamente, ou em termos de oportunidade de trabalho, em momentos lidando com desafios muito distintos. Pessoas que não têm a menor ideia do que a gente tá falando aqui e pessoas que estão muito avançadas”, explica a embaixadora.
Diversidade e inclusão na prática
O programa contempla a diversidade dos perfis das inscritas, oferecendo diversas trilhas específicas:
- Uso de IA;
- Agentes de IA;
- Decisão baseada em dados (Data-Driven Decision Making).
Apoio de grandes empresas
Entre as empresas parceiras está o Magazine Luiza, que reforça o compromisso com a educação tecnológica. Para Patricia Pugas, diretora executiva de gestão de pessoas da empresa, iniciativas como o Potenc.IA são estratégicas.

“Educação para a tecnologia é um pilar para nós. Apoiar o Potenc.IA significa contribuir para um futuro mais justo”, destaca.
Patricia também ressalta a importância do programa de trainee da empresa, que também é voltado para IA, e o papel das empresas em promover a equidade.
“Um programa como esse é importante e comprometido com o desenvolvimento. Ver a adesão de empresas importantes preocupadas em dar uma contribuição para seus colaboradores e olhando além faz com que a gente acredite em ter esperança”.
Confira outros conteúdos sobre Mercado:
- Programa gratuito de IA para mulheres é lançado no Magalu neste sábado (30)
- Magalu lança 1º programa de trainee em Inteligência Artificial do Brasil
- Quais as faixas salariais do mercado de tecnologia em São Paulo em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.