A Volkswagen está preparando o lançamento de uma nova picape intermediária para brigar contra a Fiat Toro no mercado brasileiro. Chamada de Udara, a caminhonete já foi confirmada pela marca e deve ser lançada entre o fim deste ano e a metade de 2026.
- Elétrico da Volkswagen pode ter mais potência — mas só se o dono pagar por isso
- Com plataforma de Golf, nova geração do VW Nivus é flagrado pelas ruas de SP
Inicialmente, a picape foi apresentada em 2018 sob o nome Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Mas o projeto acabou atrasando e deve chegar oficialmente ao mercado somente agora.
Ainda não há confirmação para o nome Udara, mas a expectativa é que ela seja lançada com essa nomenclatura. A picape da Volkswagen também já foi flagrada pelo perfil @placaverde nas ruas em teste, mas disfarçada de Tiguan e com feixe de molas no eixo traseiro. Confira.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ver essa foto no Instagram
Projeções da nova VW Udara
O designer Kleber Silva da K Design divulgou algumas projeções de como poderá ser a nova Volkswagen Udara. O visual deve manter como base a linguagem de design mais recente da Volkswagen, que já é empregada em modelos como VW Tera, VW Nivus e outros modelos da gama da marca.
A frente do modelo projetado conta com uma grade enorme no para-choque, que se interliga diretamente com as aberturas para passagem de ar nas extremidades. Os faróis são semelhantes ao do novo Tera e possuem uma barra em led interligando-os. As rodas também seguem o padrão de outros modelos da marca, com acabamento diamantado.

Traseira de picape normalmente não há muitos detalhes, já que é uma porção bem pequena para poder mexer. Na projeção da Udara, as lanternas são interligadas, estratégia adotada pela VW em modelos mais recentes. Além disso, é possível ter acesso a caçamba com o rebatimento dos bancos, função apresentada na versão conceito de 2018.
Por dentro, a expectativa é que a Udara venha de série com acabamento superior e equipamentos sofisticados, como o comando giratório visto na projeção da cabine. O conjunto de telas pode ser o mesmo já usado em outros modelos da marca.
Motor híbrido para brigar com a Fiat Toro
No ano que vem, a Fiat Toro deve receber uma versão com sistema híbrido leve. E a Volkswagen Udara não ficará fora dessa briga e pode estrear com o novo motor 1.5 TSI Evo2 em conjunto de um sistema de 48 volts. A informação é do site Auto Segredos.

O propulsor será montado na fábrica de São Carlos (SP) da Volkswagen e pode gerar mais de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, conjunto de um câmbio automático de sete velocidades.
Ainda não há uma data certa para a chegada da nova Volkswagen Udara. Seus preços devem ficar próximos ao que é praticado atualmente pela Fiat Toro, entre R$ 160 mil e R$ 230 mil.
Leia também:
- Programa Carro Sustentável “atrasou” fenômeno Tera; entenda
-
“Efeito Tera” derruba preços de rivais e até de carro elétrico
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto
Leia a matéria no Canaltech.