Quais são as multas que mais aumentam nas ruas do Brasil em 2025?

Tecnologia

Leve, média, grave ou gravíssima. Você tem ideia de quais são os tipos de infrações de trânsito, as famosas multas, que viraram tendência e, por isso, mais aumentam nas ruas do Brasil em 2025?

Um levantamento divulgado pelo Portal do Trânsito, feito com base nos dados compilados junto aos Detrans de todos os estados brasileiros entre janeiro e maio deste ano, apontou que algumas irregularidades, que antes não eram tão cometidas, estão em “alta” no país.

Para alertar você, motorista, sobre o que NÃO FAZER para evitar ser autuado por radares ou agentes fiscalizadores de trânsito, o CT Auto preparou uma listinha com as 3 multas que mais aumentam nas ruas brasileiras desde janeiro deste ano.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aqui vai um spoiler: nenhuma delas está no topo das infrações mais cometidas pelos brasileiros em 2025, que já revelamos em um outro conteúdo. Confira.

Quais são as multas de trânsito que mais crescem em 2025? Lista vai surpreender (Imagem: Biala Slewicz/Envato/CC)

3. Motociclistas “fora da lei”

A primeira entre as três infrações de trânsito que mais aumentam no Brasil em 2025 não é cometida por motoristas de carro, mas pelos motociclistas, e diz respeito muito mais à segurança deles do que à multa em si.

Segundo material publicado pelo Portal do Trânsito, é alarmante o crescimento de motociclistas trafegando sem o uso correto do capacete e, também, do transporte irregular de passageiros. Isso é mais comum em áreas nas quais a fiscalização não é tão atuante.

2. Cadê a CNH?

Conduzir o veículo, seja ele carro ou moto, sem a devida habilitação é outra infração que está em alta nas ruas brasileiras em 2025, segundo o levantamento mais recente.

Vale lembrar que essa infração é considerada gravíssima e, portanto, passível de multa e adição de pontos na CNH. Além disso, o condutor flagrado é penalizado com a retenção do veículo até que alguém habilitado se apresente para a retirada.

Conduzir o veículo sem a CNH é infração gravíssima (Imagem: Freepik/CC)

1. A “nova” lei dos faróis

Fechando a lista de infrações de trânsito que mais crescem no Brasil em 2025 temos um assunto que, volta e meia, gera polêmica: a “lei dos faróis”. E já adiantamos por aqui que não há nada de novo a respeito do assunto, como alguns portais insistem em afirmar.

O CT Auto entrou em contato com os órgãos de trânsito e a determinação segue a mesma que está vigente desde abril de 2021: o uso do farol baixo durante o dia é obrigatório, mas não em todas as rodovias. Segundo determinado pela Lei do Farol, a determinação é válida somente para “rodovias de pistas simples” (sem separação física da via contrária).

Uso do farol baixo continua obrigatório nas estradas, mas não em todas (Imagem: Azerbaijan Stockers/Freepik/CC)

Leia também:

Vídeo: Cuidado com o golpe da CNH falsa

Leia a matéria no Canaltech.