Assim como os carros e os aviões, os trens também têm evoluído consideravelmente ao longo dos anos, especialmente no que diz respeito à velocidade. O meio de transporte, que no Brasil não é tão utilizado, mas na Europa e na Ásia conta com tecnologia de última geração, é capaz de ligar longas distâncias em poucos minutos.
- 3 curiosidades sobre o E10, trem-bala japonês que aguenta até terremoto
- Avião da Boeing pode ser mais econômico que carro popular e trens
China, Japão, França, Itália, Reino Unido e Marrocos contam com o serviço dos chamados trens-bala, que alcançam velocidades impressionantes, dignas de causar inveja até aos mais modernos carros de Fórmula 1.
Se você é fã do transporte sobre trilhos, fique ligado na listinha que o CT Auto preparou. Selecionamos os 10 trens mais rápidos do mundo em 2025 e vamos elencar as principais características de cada um. Para variar, as primeiras posições são de modelos de marcas chinesas. Confira.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Pódio dos trens mais rápidos é chinês
Não apenas o primeiro, mas o segundo e o terceiro colocados na lista com os 10 trens mais rápidos do mundo em 2025 pertencem ao mercado chinês. O pódio é formado pelo CR450, que atinge até 450 km/h em testes, pelo Shanghai Maglev, que chega aos 431 km/h por meio da levitação magnética, e pelo CR400 Fuxing, que tem velocidade de operação limitada a 350 km/h, mas chega aos 420 km/h em testes.

O top 5 conta com mais um trem de origem asiática, o Shinkansen E5 / E6, do Japão, um dos trens-bala mais modernos do mundo. Ele é o quinto colocado, com velocidades de até 320 km/h, logo atrás do primeiro representante europeu da lista, o TGV M/INOUI, da França, que alcança os 350 km/h e ocupa a quarta posição.
A lista com os 10 trens mais rápidos do mundo em 2025 conta ainda com veículos que operam em regiões do Reino Unido, Espanha, Marrocos, Coreia do Sul e Itália. Veja a relação completa e as principais características.
10 trens mais rápidos do mundo em 2025
- CR 450 (China): alcança até 450 km/h, possui 8 vagões (4 motorizados) e cobre linhas ligando trechos entre Wuhan–Yichang, Zhengzhou–Wanzhou e Jinan–Zhengzhou, entre outros.
- Shanghai Maglev (China): chega aos 431 km/h por meio de levitação magnética e cobre o trecho entre o aeroporto de Pudong e o centro de Shanghai em poucos minutos.
- CR400 Fuxing (China): um dos mais antigos em atividade, foi lançado em 2012; chega aos 350 km/h e também conta com 8 vagões, sendo 4 motorizados.
- TGV M/INOUI (França): tecnologias como frenagem regenerativa são os destaques dessa composição, que alcança 350 km/h e é modular, com 7 a 9 vagões.
- Shinkansen E5/E6 (Japão): cobre rotas-chave no pais, como Tóquio-Aomori e Tóquio-Akita, sempre com conforto, segurança e, claro, rapidez, já que chega a 320 km/h.
- Eurostar e320 (Reino Unido/Europa): poucas paradas, velocidade máxima de 320 km/h e ligação rápida entre Londres e outros centros da Europa via túnel sob o Canal da Mancha.
- Al Boraq (Marrocos): o trem que atua na linha Tânger-Casablanca alcança até 320 km/h e foi o primeiro de alta velocidade a operar na África.
- AVE Classe 103 (Espanha): a composição que faz parte da família Velaro, da Siemens, tem velocidade operacional aproximada de 310 km/h e, assim, faz parte da lista de 10 mais rápidos.
- KTX (Coreia do Sul): voltamos à Ásia para falar do KTX, trem que conecta Seoul com outras regiões da Coreia do Sul e, com 305 km/h de máxima, é o nono mais rápido do planeta.
- Frecciarossa 1000 / ETR 1000 (Itália): fechamos a lista dos 10 trens mais rápidos do mundo com o italiano Frecciarossa, projeto feito para rodar até 400 km/h, mas limitado a 300 km/h.
Leia também:
- Conheça a lancha brasileira com duas cabines e “precinho” de Ferrari
- Saiba quando os voos supersônicos poderão voltar aos céus dos Estados Unidos
Vídeo: conheça o monotrilho que NÃO está em circulação
Leia a matéria no Canaltech.