Quais são os modos de busca do Perplexity? Veja como funcionam

Tecnologia

O Perplexity se posiciona atualmente como uma das principais ferramentas de inteligência artificial (IA) disponíveis no mercado. Um dos destaques da plataforma é a oferta de diferentes modos de busca, pensados para auxiliar a rotina dos usuários.

Quais são os modos de busca do Perplexity?

O Perplexity oferece opções que vão desde a jornada de aprendizado de estudantes até pesquisas avançadas voltadas à automação de trabalhos mais complexos. A seguir, confira os modos de busca disponíveis na plataforma:

  1. Pesquisa Pro
  2. Modo de Raciocínio
  3. Pesquisa Profunda
  4. Modo de Estudo

1. Pesquisa Pro

Projetado para gerar respostas a partir de solicitações complexas, o modo Pesquisa Pro atua como um assistente de pesquisa avançado. Esse modo fornece resultados após realizar buscas em uma grande variedade de fontes confiáveis — o que pode deixar as respostas um pouco mais lentas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um de seus destaques é a capacidade de interpretar códigos e explicar conceitos de programação. O Pro Search também pode ser usado para pesquisas profissionais e acadêmicas mais detalhadas.

2. Modo de Raciocínio 

Esse modo é especialmente útil quando a consulta exige lógica avançada, como a resolução de problemas matemáticos complexos. Para isso, o usuário pode selecionar modelos de IA projetados para “pensar” antes de responder, como o Claude 4.5 Sonnet e o Claude 4.5 Opus.

O Modo de Raciocínio também é recomendado para desmembrar questões técnicas que exigem múltiplas etapas de resolução e raciocínio lógico — e não aquelas que podem ser solucionadas com buscas rápidas na internet.

3. Pesquisa Profunda 

O foco desse modo é automatizar o trabalho mais pesado de investigação, já que ele cria relatórios detalhados com base em centenas de fontes. Ao final do processo, o sistema sintetiza todo o material em um documento que pode ser exportado em PDF ou até mesmo compartilhado diretamente.

A Pesquisa Profunda prioriza uma análise detalhada que, segundo o Perplexity, pode levar até cinco minutos para ser concluída. É uma opção indicada para buscas em áreas como finanças, saúde e marketing, podendo ser ativada diretamente no seletor de modos da barra de pesquisa da plataforma.

Perplexity
Pesquisa Profunda pode criar relatórios com base em centenas de fontes (Imagem: Captura de tela/João Melo/Canaltech)

4. Modo de Estudo 

Modo de Estudo acompanha o estudante ao longo de toda a jornada de aprendizado. Ele fornece explicações detalhadas, propõe perguntas que estimulam o pensamento crítico e personaliza os resultados de acordo com o nível de conhecimento do usuário.

Recursos como a criação automática de quizzes de múltipla escolha e flashcards baseados nas anotações do próprio usuário tornam esse modo uma boa escolha para quem deseja se aprofundar em determinada matéria.

Perplexity
Modo de Estdudo do Perplexity oferece uma jornadainterativa de aprendizado (Imagem: Divulgação/Perplexity)

Como a busca do Perplexity funciona?

O Perplexity opera como uma espécie de “motor de respostas” impulsionado por inteligência artificial. Ele realiza varreduras em tempo real em diversas fontes, analisa o conteúdo dos sites e, em seguida, sintetiza as informações mais relevantes para entregar um resumo detalhado aos usuários.

Nesse processo, é possível tanto utilizar o modelo padrão — em que o sistema escolhe automaticamente a IA mais adequada para a tarefa — quanto selecionar manualmente modelos como Sonar, Gemini 3 Flash, GPT-5.2 e Claude Opus 4.5 para gerar as respostas.

Os recursos são gratuitos?

O modo Pro Search oferece três consultas gratuitas por dia e, após esse limite, exige a assinatura do plano Pro para continuar sendo utilizado. A Pesquisa Profunda também requer uma assinatura Pro.

O Modo de Raciocínio está disponível apenas para usuários de planos pagos, já que a seleção de modelos como os da Anthropic (Claude) é restrita a assinantes — no caso do Claude Opus 4.5, exclusivamente ao plano Max.

Já o Modo de Estudo é gratuito, mas exige que o usuário passe por um processo de verificação de status para comprovar que é estudante. Só então o ícone para ativar esse modo é liberado na plataforma.

Leia também: 

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Leia a matéria no Canaltech.