Qual é a diferença entre usar um navegador de IA e um ‘comum’?

Tecnologia

Os navegadores de IA ganham cada vez mais espaço no mercado, já presentes em produtos de Opera, Perplexity e no próprio Google Chrome. Porém, antes de baixar um aplicativo do tipo, é comum surgir a dúvida sobre quais são as diferenças para um browser convencional.

Como o próprio nome já sugere, esses navegadores se destacam pela presença de um assistente de IA integrado, capaz de executar diferentes ações. O Canaltech explica como isso funciona:

  • Qual a diferença de um navegador de IA para um convencional?
  • E as semelhanças?
  • Dá para usar IA nos navegadores comuns?
  • Quais opções estão disponíveis para baixar?

Qual a diferença de um navegador de IA para um convencional?

O navegador dessa categoria tem um painel lateral com um assistente de IA integrado. Dessa forma, é possível abrir a janela de chat a qualquer momento e pedir para a ferramenta interagir com a página da web para extrair informações e resumir textos, por exemplo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O maior destaque é a função de agente das IAs, nas quais o assistente consegue navegar na internet e fazer ações no lugar da pessoa que está no controle. O próprio bowser consegue abrir uma loja e adicionar produtos ao carrinho, reservar lugares em restaurantes e criar um resumo diário de notícias.

Quando você usa um agente, é possível acompanhar todo o progresso na tela do dispositivo sem fazer nenhum comando: a IA abre páginas, extrai dados e destaca todo o passo a passo na janela de chat. Algumas ações essenciais, como fechar uma compra, vão exigir a confirmação do indivíduo, mas todo o “trabalho sujo” de pesquisa fica com o assistente.

Navegadores de IA, como o Comet, podem executar tarefas para você (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

E as semelhanças?

O assistente de IA é o grande diferencial dos aplicativos. Ao considerar a estrutura e a parte interna, esses navegadores são praticamente iguais aos que já existem no mercado.

O Perplexity Comet e o Opera Neon, dois nomes populares do segmento, são baseados em Chromium — ou seja, a mesma arquitetura por trás de Chrome, Edge, Opera e outros apps. É como se tivessem uma “interface” para incluir a IA, mas ainda rodassem um navegador convencional.

Dá para usar IA nos navegadores comuns?

Sim, porém os browsers comuns não são integrados com agentes. É possível abrir um chatbot e fazer grandes pesquisas (como já é bem comum), mas sem a opção de ter uma IA para navegar entre as páginas.

Portanto, se você usa IA no dia a dia e não tem tanto interesse assim em aplicar agentes, vale a pena continuar com as opções convencionais. 

Algumas empresas começam a desenvolver soluções nesse cenário: a Anthropic, responsável pelo Claude, testa uma extensão para inserir a IA no Google Chrome.

Quais opções estão disponíveis para baixar?

Já existem alguns navegadores gratuitos no mercado. O Perplexity Comet é um deles, integrado à IA da Perplexity, enquanto o Microsoft Edge tem um “Modo Copilot” com funções de agente — não é um navegador próprio, mas permite ativar a função manualmente.

Outras alternativas são pagas, como o Opera Neon e o ChatGPT Agent. A solução da OpenAI não funciona como um navegador próprio, mas sim como um agente que roda as soluções em máquina virtual pelo próprio chatbot.

O Chrome integrou o Gemini ao app a partir de setembro deste ano, mas a novidade está disponível apenas nos EUA.

Leia também:

VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?

Leia a matéria no Canaltech.