O Dia dos Pais, anualmente comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, é uma celebração de tradição milenar — mas o dia varia de país para país, tendo uma história diferente para sua criação em cada um deles. Nesta matéria, vamos relembrar como a comemoração paterna surgiu no Brasil e no mundo.
- Dia dos Pais Tech: 5 dicas de presentes inusitadas para você surpreender seu pai
- Presente útil no Dia dos Pais: 5 ferramentas para quem gosta de consertar tudo
O Dia dos Pais no Brasil
Nas terras tupiniquins, a ideia da data surgiu nos anos 1950 com o publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo à época. O objetivo inicial seria atrair anunciantes de produtos que poderiam ser dados de presente para os pais, já que tanto a Rádio Globo quanto o jornal poderiam se beneficiar disso.

Inicialmente, a data era fixa, escolhida para o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, celebrado no dia 16 de agosto — nesta data, em 1953, foi comemorado pela primeira vez o Dia do Papai, como era chamado naquele tempo. O jornal O Globo mencionou a data pela primeira vez em 1º de junho daquele ano, justificando a criação da comemoração “a pedido dos leitores”, que supostamente queriam algo análogo ao Dia das Mães.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Verdade ou não, a analogia com o Dia das Mães pegou, e, como forma de comemorar no mesmo dia da semana todos os anos, o dia passou para o segundo domingo de agosto, assim como a data materna fica no segundo domingo de maio. A celebração pegou e o Dia dos Pais segue firme até os dias de hoje.
O Dia dos Pais em outros países
Segundo a história, o primeiro Dia dos Pais teria sido comemorado na Babilônia, há mais de 4000 anos, quando Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado o primeiro cartão comemorativo em argila. Isso teria virado uma comemoração nacional. Em países de tradição cristã, a data costuma ser associada a São José, fazendo com que caia no dia do santo, 19 de março. É o caso de:
- Andorra;
- Angola;
- Bélgica;
- Bolívia;
- Cabo Verde;
- Croácia;
- Espanha;
- Guiné-Bissau;
- Honduras;
- Itália;
- Liechtenstein;
- Marrocos;
- Moçambique;
- Portugal;
- São Tomé e Príncipe;
- Suíça italiana.

Nos Estados Unidos, a ideia surgiu em 1910, quando a americana Sonora Smart Dodd decidiu homenagear o pai e a ideia chegou ao presidente Calvin Coolige, que apoiou a data em 1924. Foi só em 1972, no entanto, que Richard Nixon fixou a data oficialmente no terceiro domingo de junho. A data também é seguida pelos seguintes países:
- Afeganistão;
- África do Sul;
- Albânia;
- Argentina;
- Aruba;
- Bahamas;
- Bahrein;
- Bangladesh;
- Barbados;
- Belize;
- Bermuda;
- Canadá;
- Catar;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Curaçao;
- Cuba;
- Equador;
- Eslováquia;
- Filipinas;
- França;
- Índia;
- Irlanda;
- Japão;
- Macau;
- Maláquia;
- Malta;
- México;
- Países Baixos;
- Paraguai;
- Peru;
- Reino Unido;
- Singapura;
- Turquia;
- Venezuela.
Alguns outros países têm datas próprias únicas, como a Alemanha, que comemora 39 dias depois do Domingo de Páscoa, no Dia da Ascensão. Na Austrália, é no primeiro domingo de setembro, e na Áustria, no segundo domingo de junho. A Bélgica, curiosamente, comemora duas vezes: uma no dia de São José e outra no segundo domingo de junho, numa versão secular da celebração.
Confira também:
- 22 de abril é o Dia do Descobrimento do Brasil; mas por que não é mais feriado?
- Anarriê | Com origem europeia, saiba como as festas juninas chegaram ao Brasil
- Por que o Dia das Mães é celebrado em datas diferentes no Brasil e no mundo?
VÍDEO | O melhor smartphone para o seu pai [Dia dos Pais]
Leia a matéria no Canaltech.