
O ano de 2025 provou que o conceito de custo-benefício evoluiu. Não se trata apenas de cobrar barato, mas de oferecer longevidade, resistência e recursos equilibrados
- Teste de câmera | Moto G86 tira fotos incríveis para um intermediário
- Comparativo | Moto G86 x Galaxy A56: qual intermediário você deve comprar?
E, em meio a disputa que envolveu desde especificações brutas até descontos de Black Friday, o Canaltech selecionou os destaques e elegeu a melhor opção para o bolso do consumidor.
Vale lembrar que essa escolha não tem relação com o Prêmio Canaltech, que vai abrir em breve as votações para a edição 2026. Aqui falamos apenas dos modelos preferidos da equipe Canaltech.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira os finalistas:
- 🥇 Moto G86;
- 🥈 iPhone 16e;
- 🥉 Realme 15T, Galaxy S24 FE, POCO X7 Pro e Galaxy A56.
Como foi a votação
A Motorola garantiu o topo do pódio com o Moto G86, que conquistou a preferência da equipe com três votos. O iPhone 16e surpreendeu e garantiu a segunda posição com dois votos. Realme 15T, Galaxy S24 FE, POCO X7 Pro e Galaxy A56 fecham a lista de menções com um voto cada.
O campeão: Moto G86
A Motorola mantém sua tradição de entregar aparelhos com boas especificações por preços mais acessíveis. O Moto G86 conquista os especialistas pelo equilíbrio geral e pela durabilidade, fatores decisivos para quem busca um aparelho para usar por longos anos.
Adriano Ponte, apresentador, destaca um ponto crucial para o dia a dia: “Resistência física acima da média para 2025 no segmento”.
Para Amanda Abreu, apresentadora, a consistência do pacote define a vitória:

“O conjunto no geral: hardware, câmeras e bateria é o que faz este celular ser a minha escolha de custo-benefício de 2025”.
Segundo lugar: iPhone 16e
A Apple aparece de forma surpreendente nesta categoria com o iPhone 16e, impulsionada por uma precificação que atraiu o público brasileiro.
Gabriel Rimi, gerente de vídeo, classifica o modelo como uma quebra de paradigma:
“Dentro do nicho que atuo, considero que a Apple entregou um aparelho com a cara do brasileiro. Ótimos recursos, hardware que garante longevidade e um preço competitivo, pois é um aparelho mais barato de se comprar no Brasil do que no próprio EUA”.

O fator preço também pesou para Wendel Martins, redator e analista:
“O modelo da Apple chegou a custar menos de R$ 3.000 na Black Friday deste ano e conseguiu tornar o iPhone mais acessível para quem sempre desejou um celular da maçã por preço baixo, sem precisar comprar um celular usado ou muito antigo”.
Outros finalistas
A lista se completa com opções para perfis específicos: quem busca desempenho bruto, câmeras competentes ou o ecossistema Samsung.
Leonardo Müller, editor de produtos, defende o Galaxy S24 FE pela queda no preço que jogou a favor do consumidor:
“Eu considero o S24 FE a melhor escolha em custo-benefício basicamente porque o preço do aparelho baixou muito em 2025 e deixou todos os outros modelos premium parecendo caros demais”.
Vinicius Moschen, redator na editoria de produtos, alerta para o foco do POCO X7 Pro:
“É um celular com processador super capaz para grande parte das tarefas, inclusive algumas pesadas. O conjunto de 12 GB de RAM + 512 GB de armazenamento na faixa de R$ 2 mil é imbatível. No entanto, não é o mais recomendado para quem preza pelas melhores câmeras”.
Renato Moura Jr, analista de produtos, destaca o Realme 15T: “Excelente autonomia de bateria e câmera por menos de 3k”. Por fim, Pedro Cipoli, apresentador, aponta a consistência do Galaxy A56: “Mantém o conjunto competitivo em 2025, considerando o preço atual”.
Leia mais no Canaltech:
- Honor vai privilegiar América Latina no lançamento de novo celular; entenda
- Varal inteligente da Xiaomi se esconde sozinho depois que a roupa está seca
- “GPS quântico”? Nova tecnologia promete navegação sem satélites
ASSISTA: Moto G86 é o melhor Moto G na relação de custo-benefício? Contra quem devemos comparar?
Leia a matéria no Canaltech.

