
Dentro do lineup de GPUs Blackwell da NVIDIA, a GeForce RTX 5070 é a placa de vídeo para jogos em 1440p, garantindo mais de 60 FPS em qualidade alta na maioria dos jogos mais pesados. Porém, a RTX 5070 Ti consegue garantir um fôlego extra considerável, entregando cerca de 22% mais desempenho sobre o modelo padrão.
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5050?
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060?
Essa performance a mais permite o uso de ray tracing em jogos rodando em QHD, ou até mesmo encarar a resolução 4K, mesmo que precise do DLSS 4 em jogos mais pesados, já que a RTX 5070 também entrega bom nível de desempenho nessa resolução com o uso do recurso da NVIDIA.
Mas, é bom lembrar, a RTX 5070 Ti precisa de um processador adequado para extrair todo seu potencial, e o Canaltech te ajuda a saber qual é a CPU ideal para essa placa de vídeo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Relação entre CPU e GPU
Entender a relação entre esses dois componentes é importante para sabermos equilibrá-los em uma configuração. Em um jogo, a CPU é responsável por todos os cálculos, processamento de IA dos NPCs, lidar com toda a física de objetos, colisões, faz o gerenciamento dos comandos do jogador e, principalmente, prepara as instruções que a placa de vídeo precisará executar.
Já a GPU recebe essas instruções e é responsável por renderizar os gráficos, aplicando texturas, calculando efeitos de luz, sombras e efeitos mais complexos como o ray tracing — algo que, inclusive, gera mais peso para a CPU também. Ou seja, é a placa de vídeo que gera o jogo que vemos na tela.
Para que tudo funcione bem, é preciso equilíbrio. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (as “draw calls”), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja. O ideal é sempre ter um processador que consiga empurrar a placa de vídeo com folga, e até sobre um pouco de desempenho para futuros upgrades.
Qual é a CPU ideal para a RTX 5070 Ti?
Considerando que a GeForce RTX 5070 Ti é uma placa de vídeo intermediária e mais potente que a RTX 5070, ela exige um processador mais forte para entregar o seu melhor desempenho, de preferência um mais moderno e de segmento mais avançado. Com essa GPU, alguns modelos mainstream de gerações passadas já podem começar a mostrar limitações em jogos mais novos e que exigem mais da CPU.
O ideal é partir para as últimas gerações da AMD e Intel, nos segmentos mainstream, como Ryzen 7 7000 ou Core i7 de 14ª geração. O Ryzen 7 7800X3D e o Core i7-14700K são as melhores pedidas para extrair o máximo desempenho da RTX 5070 Ti, especialmente em jogos competitivos em resolução mais baixa para atingir altas taxas de FPS.
Caso o orçamento esteja apertado, é possível ir com um Intel Core i5-14400F, processador de menos de R$ 1.000 atualmente e capaz de empurrar a RTX 5070 Ti em jogos competitivos alcançando altas taxas de FPS. Além disso, ela não faz feio em jogos com foco em gráfico e resoluções mais altas como 1440p e 4K.

Conclusão
A GeForce RTX 5070 Ti é uma placa de vídeo bastante robusta, capaz de atingir altíssimas taxas de FPS em jogos competitivos em 1080p se empurrada pelo processador ideal, e entregar excelente desempenho em títulos AAA exigentes em resoluções altas.
Qualquer uma das escolhas acima garantirá uma experiência excelente em diferentes tipos de games.
Veja mais do CTUP:
-
Quão difícil é montar um PC por conta própria?
- 6 erros fatais para evitar na hora de montar seu PC gamer
- 6 dicas para montar um PC gamer competente sem gastar muito
Leia a matéria no Canaltech.

