Quanto custa anunciar um jogo no The Game Awards?

Tecnologia

Uma reportagem recente do Kotaku revelou quanto custa aos desenvolvedores para anunciar um jogo no The Game Awards, principal premiação dos videogames da atualidade: US$ 450 mil (R$ 2,45 milhões, na presente cotação) para um trailer de 60 segundos e até US$ 1 milhão (R$ 5,46 mi) para um trailer de três minutos.

O que permite um preço tão alto para o anúncio é a escala do prêmio: em 2024, o TGA garantiu uma audiência de 154 milhões de pessoas em transmissão online, contra 118 milhões da edição 2023. Isso leva em conta espectadores do Instagram, Facebook, Steam, TikTok, Twitch, YouTube, X e plataformas internacionais como Bilibili e WeChat, da China.

Geoff Keighley e o conteúdo do TGA

Recentemente, surgiram críticas ao teor do evento levantado pelo organizador Geoff Keighley no The Game Awards: a acusação é de que ele seria mais uma plataforma de marketing para jogos a serem lançados do que uma celebração dos desenvolvedores e seus prêmios na arte do videogame. Isso daria tempo limitado aos agradecimentos dos premiados e sua comemoração.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A premiação mais famosa do mundo dos videogames é mais assistida do que o Super Bowl (Imagem: Divulgação/Geoff Keighley)
A premiação mais famosa do mundo dos videogames é mais assistida do que o Super Bowl (Imagem: Divulgação/Geoff Keighley)

Keighley respondeu, recentemente, afirmando que é uma “questão de equilíbrio”. Ele diz que há o aspecto dos anúncios, e há quem só queira ver prêmios e quem só queira ver novos anúncios: como lidar? O organizador lembra que a expectativa de novos jogos ajuda a melhorar a visibilidade do TGA, inspirando um público mais diverso a assistir o evento.

Se mais pessoas assistirem, é claro, o TGA pode cobrar mais para cada anúncio, criando um ciclo de vantagens para a premiação. A larga audiência que procura os anúncios, segundo Keighley, também vê a premiação, aumentando a visibilidade dos desenvolvedores celebrados.

Ele lembra que jogos como Balatro ganharam um grande impulso ao aparecer no evento. Por fim, o organizador espera que isso “seja uma coisa boa para os desenvolvedores”, mas que “um equilíbrio cuidadoso é difícil de se atingir, e nem sempre conseguimos.”

Segundo o Kotaku, o TGA oferece pelo menos dois ingressos do evento para desenvolvedores indicados ao prêmio. Os ingressos estão disponíveis ao público, e houve reportes de que a desenvolvedora de Clair Obscur: Expedition 33, Sandfall, comprou um pacote de ingressos a cerca de US$ 300 (R$ 1.630) para garantir que mais porções da equipe comparecessem ao evento. O game recebeu 12 indicações, incluindo Melhor Jogo do Ano, maior número de todos os tempos.

Confira também:

VÍDEO | PC vs Console: Qual é o melhor? Existe um melhor?

Leia a matéria no Canaltech.