
Uma reportagem recente do Kotaku revelou quanto custa aos desenvolvedores para anunciar um jogo no The Game Awards, principal premiação dos videogames da atualidade: US$ 450 mil (R$ 2,45 milhões, na presente cotação) para um trailer de 60 segundos e até US$ 1 milhão (R$ 5,46 mi) para um trailer de três minutos.
- The Game Awards 2025: Conheça os indicados a Melhor Jogo do Ano
- 10 jogos que podem aparecer no The Game Awards 2025
O que permite um preço tão alto para o anúncio é a escala do prêmio: em 2024, o TGA garantiu uma audiência de 154 milhões de pessoas em transmissão online, contra 118 milhões da edição 2023. Isso leva em conta espectadores do Instagram, Facebook, Steam, TikTok, Twitch, YouTube, X e plataformas internacionais como Bilibili e WeChat, da China.
Geoff Keighley e o conteúdo do TGA
Recentemente, surgiram críticas ao teor do evento levantado pelo organizador Geoff Keighley no The Game Awards: a acusação é de que ele seria mais uma plataforma de marketing para jogos a serem lançados do que uma celebração dos desenvolvedores e seus prêmios na arte do videogame. Isso daria tempo limitado aos agradecimentos dos premiados e sua comemoração.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Keighley respondeu, recentemente, afirmando que é uma “questão de equilíbrio”. Ele diz que há o aspecto dos anúncios, e há quem só queira ver prêmios e quem só queira ver novos anúncios: como lidar? O organizador lembra que a expectativa de novos jogos ajuda a melhorar a visibilidade do TGA, inspirando um público mais diverso a assistir o evento.
Se mais pessoas assistirem, é claro, o TGA pode cobrar mais para cada anúncio, criando um ciclo de vantagens para a premiação. A larga audiência que procura os anúncios, segundo Keighley, também vê a premiação, aumentando a visibilidade dos desenvolvedores celebrados.
Ele lembra que jogos como Balatro ganharam um grande impulso ao aparecer no evento. Por fim, o organizador espera que isso “seja uma coisa boa para os desenvolvedores”, mas que “um equilíbrio cuidadoso é difícil de se atingir, e nem sempre conseguimos.”
Segundo o Kotaku, o TGA oferece pelo menos dois ingressos do evento para desenvolvedores indicados ao prêmio. Os ingressos estão disponíveis ao público, e houve reportes de que a desenvolvedora de Clair Obscur: Expedition 33, Sandfall, comprou um pacote de ingressos a cerca de US$ 300 (R$ 1.630) para garantir que mais porções da equipe comparecessem ao evento. O game recebeu 12 indicações, incluindo Melhor Jogo do Ano, maior número de todos os tempos.
Confira também:
- PS Plus vai dar Assassin’s Creed Mirage e Wo Long: Fallen Dynasty em dezembro
- Franquia Age of Empires anuncia várias novidades para 2026; veja quais
- “Muitas coisas animadoras estão por vir em 2026”, diz designer-chefe do Xbox
VÍDEO | PC vs Console: Qual é o melhor? Existe um melhor?
Leia a matéria no Canaltech.

