O Puma GTB foi um dos carros esportivos mais badalados do mercado brasileiro na década de 1970. Apresentado no Salão do Automóvel de 1973, ainda como GTO, ele chegou às ruas no ano seguinte para “bagunçar o coreto”, como dizia o jargão popular à época.
- Quanto custaria um Opala Diplomata hoje, com a inflação?
- Qual a diferença entre carro esportivo e carro esportivado?
Como todo bom esportivo, o Puma GTB não era um carro barato. Sua composição peculiar, com carroceria coupé produzida em fibra de vidro, e seu motor 3.8, um 6 cilindros herdado do Opala, tornavam o modelo estilo “Gran Turismo Brasil” (daí o GTB) uma atração por onde passava.
Hoje raridade nas mãos de colecionadores, o Puma GTB vale uma pequena fortuna para quem conseguiu conservar ou restaurar a preciosidade ao longo das últimas cinco décadas (assim como o GTB S2, segunda geração, que chegou em 1978). A curiosidade, porém, está no valor estimado do esportivo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Afinal de contas, quanto será que custaria hoje, em 2025, um Puma GTB antigo, com os valores corrigidos pelos índices da inflação? É isso o que o CT Auto vai revelar.

Quanto custava um Puma GTB em 1974?
Para saber quanto custaria hoje um Puma GTB antigo, vamos entrar no túnel do tempo e acelerar até cinco décadas atrás, mais precisamente em janeiro de 1974, ano em que o esportivo estreou no mercado brasileiro.
Na ocasião, a Puma cobrava um alto valor pelo seu carro. Afinal, tratava-se de um projeto quase artesanal, feito com todo o esmero que uma joia do segmento merece. O preço, na verdade, era bem similar ao das pedras preciosas: Cr$ 79.769,00 (setenta e nove mil, setecentos e sessenta e nove cruzeiros, a moeda corrente à época).
Quanto custaria um Puma GTB em 2025, com a inflação?
Agora que já sabemos quanto custava um Puma GTB em 1974, ficou fácil descobrir o valor atual, em 2025, com a correção pelos índices da inflação.
Para isso, basta utilizar a calculadora oficial do Banco Central do Brasil com as datas definidas (janeiro de 1974 e maio de 2025). Diante desse cenário, um Puma GTB da década de 1970 custaria hoje, com a inflação, R$ 316.196,35.
O valor é mais em conta do que o cobrado por algumas marcas pelos carros verdadeiramente esportivos à venda em nosso mercado, como o Ford Mustang GT Performance ou o Chevrolet Camaro, que passam de meio milhão de reais.

Outros modelos que podem se encaixar nesse perfil, como o Toyota Corolla GR e o Honda Civic Type R, têm preços e configurações mais parecidos com o que custaria atualmente um Puma GTB com a correção da inflação, e giram entre R$ 319 mil e R$ 400 mil, respectivamente.
Leia também:
- Quais são os carros esportivos mais baratos do Brasil?
- 5 esportivos clássicos que marcaram época no Brasil
Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história
Leia a matéria no Canaltech.