Quase todos os dias | SpaceX busca o recorde de 170 lançamentos orbitais em 2025

Tecnologia

A SpaceX deve lançar uma missão orbital a cada dia até o fim do ano — se tudo correr conforme o planejado, claro. É o cronograma que a companhia aeroespacial de Elon Musk deve seguir para cumprir o objetivo ambicioso de realizar 170 lançamentos ainda em 2025

A meta foi anunciada por Anne Mason, diretora de segurança de lançamentos espaciais na SpaceX em entrevista com repórteres na quarta-feira (28). Se a SpaceX conseguir cumprir o objetivo, vai quebrar seu próprio recorde estabelecido no ano passado, com 134 lançamentos orbitais.

Em sua fala, ela recordou que, em 2020, a SpaceX realizava cerca de 25 lançamentos a cada ano, o que sugeria um ritmo de dois por mês. “Agora lançamos em média a cada dois ou três dias — acho que isso demonstra como a reusabilidade e confiabilidade do Falcon, junto do trabalho duro e dedicação da equipe da SpaceX, têm sido críticas para apoiar o acesso garantido ao espaço”, acrescentou. 

O Falcon 9 foi o foguete usado em 132 dos lançamentos orbitais da SpaceX em 2024; os outros dois ficaram por conta do Falcon Heavy. Mais da metade das missões lançada no ano passado foram dedicadas à expansão da constelação de satélites Starlink, que já conta com mais de 7.500 unidades ativas até o momento.  

Leia também:

Vídeo: O que é Starlink 

Leia a matéria no Canaltech.