
Tim Berners-Lee foi o criador da World Wide Web (WWW), além de outras tecnologias fundamentais para o desenvolvimento da internet que conhecemos.
O físico nasceu em Londres e atuou na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) nos anos 80, época na qual desenvolveu o primeiro servidor e página web baseada em texto.
Tecnologias como o HTTP, HTML, URL, além da fundação do W3C são algumas contribuições de Tim Berners-Lee para a sociedade. A seguir, conheça mais detalhes sobre a história do cientista da computação conhecido como “pai da web”.
Índice
Quem é Tim Berners-Lee?
Tim Berners-Lee é um físico e cientista da computação britânico conhecido como o “pai da web”, devido à criação da World Wide Web (WWW) e outras tecnologias (HTTP, HTML e URL).
Berners-Lee trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), além de ser professor no MIT. Em 1989, o cientista criou um sistema de gerenciamento de informações para que outros cientistas pudessem acessar documentos e informações do laboratório.
Posteriormente, desenvolveu o primeiro servidor, primeiro navegador e o primeiro site da web: https://info.cern.ch/

O físico britânico garantiu que a internet fosse gratuita e aberta a todos, deixando de patentear sua invenção. Além disso, fundou o W3C (World Wide Web Consortium) que garante toda a padronização da web que conhecemos.
Tim Berners-Lee foi condecorado com o título de “Sir” pela Rainha Elizabeth II em 2004, além de vencer o prêmio Turing em 2016, considerado o Prêmio Nobel da Computação. O físico lidera o projeto Solid, que busca permitir que os usuários voltem a ter controle total dos dados que estão nas mãos das big techs.
Onde Tim Berners-Lee nasceu?
Tim Berners-Lee nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 8 de junho de 1955. O britânico é filho de Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods, também cientistas da computação.
Qual é a formação de Tim Berners-Lee?
Tim Berners-Lee formou-se em física pelo The Queen’s College, em Oxford, de 1973 a 1976. Na infância, o britânico estudou na escola primária Sheen Mount e na Emanuel School em Londres, de 1969 a 1973. Tim atuou como cientista da computação, além de ser docente no MIT.

Quais foram as criações de Tim Berners-Lee?
Conhecido como o “pai da internet”, Tim Berners-Lee contribuiu para o surgimento da web com as seguintes criações:
- World Wide Web (WWW): Tim Berners-Lee criou a World Wide Web em 1989, enquanto trabalhava no CERN. A ideia do físico era criar um sistema de gerenciamento e compartilhamento de informações entre os cientistas do laboratório de partículas;
- HTML (HyperText Markup Language): O HTML foi criado por Tim Berners-Lee em 1991 para resolver problemas de comunicação entre os cientistas do CERN. No entanto, foi adotado como padrão em páginas web com a popularização da internet;
- HTTP (Hypertext Transfer Protocol): Tim Berners-Lee inventou o HTTP também na década de 90, com o objetivo de automatizar o compartilhamento de informações entre os cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN);
- URL/URI: URL e URI foram criados por Tim Berners-Lee no início da década de 90 para que a web funcionasse. Dessa forma, o esquema de endereçamento baseado em links foi desenvolvido para que cada página tivesse um endereço único.
- Primeiro navegador web: O WorldWideWeb foi o primeiro navegador web desenvolvido — renomeado para Nexus, posteriormente. Tim Berners-Lee programou o software em um computador NeXT. Tim também desenvolveu funcionalidades de edição para que qualquer pessoa pudesse editar uma página web.
- Primeiro servidor: Tim Berners-Lee desenvolveu o primeiro servidor, o CERN httpd. Sua criação foi necessária para que os documentos do laboratório de partículas pudessem ser acessados por qualquer computador conectado. Antes, os arquivos ficavam isolados em computadores específicos;
- W3C (World Wide Web Consortium): O W3C é uma organização internacional de padronização da rede, fundada por Tim Berners-Lee em outubro de 1994. O consórcio estabelece padrões técnicos fundamentais para diferentes navegadores e dispositivos, assegurando que o conteúdo digital seja interpretado de forma consistente em qualquer plataforma.
Por que Tim Berners-Lee criou a World Wide Web (WWW)?
A World Wide Web (WWW) foi criada para atender a uma demanda do CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo. Na época, era necessário o compartilhamento de informações e documentos entre cientistas do laboratório, de universidades e outros institutos ao redor do mundo.
Dessa forma, Tim Berners-Lee criou uma rede descentralizada de hipertexto para que os cientistas pudessem acessar os dados globalmente. A invenção do físico britânico criou todo um ecossistema digital, quebrando barreiras geográficas e permitindo a criação da web como conhecemos.
Qual é a fortuna estimada de Tim Berners-Lee?
Não existem informações precisas sobre a fortuna de Tim Berners-Lee. O The Standard afirma que o físico britânico tem patrimônio estimado entre 50 e 60 milhões de dólares.
Já o Celebrity Net Worth traz informações diferentes. Segundo o site, Tim Berners-Lee possui um patrimônio líquido de US$ 10 milhões.
Quem é Tim Berners-Lee? Conheça o criador da World Wide Web (WWW)

