Quick Share: recurso de compartilhamento do Android deve chegar ao iPhone

Tecnologia
Resumo
  • Quick Share pode ser lançado para iOS, segundo indício encontrado em versão beta do Google Play Services;

  • Função permitiria compartilhar arquivos entre iPhone e Android via conexão sem fio;

  • Ainda não há informação sobre lançamento, mas indício reforça rumores sobre o Quick Share para iPhone que surgiram no ano passado.

Já pensou em compartilhar arquivos entre um celular Android e um iPhone aproximando um aparelho do outro? Há boas chances de que esse cenário vire realidade em um futuro próximo. Isso porque há indícios de que o Google está desenvolvendo uma versão do Quick Share para iOS.

Se você não sabe o que é isso, eis uma rápida explicação: o Quick Share é uma ferramenta de compartilhamento de dados entre dispositivos baseada em Bluetooth e Wi-Fi Direct. O procedimento é realizado de modo sem fio, portanto, mas requer que os dois aparelhos estejam fisicamente próximos. É algo que lembra o AirDrop, da Apple.

O Quick Share para Android foi apresentado no início de 2024. A novidade surgiu como uma fusão entre as ferramentas Nearby Share, do próprio Google, e Quick Share, da Samsung, de onde o nome foi “herdado”.

Há versões do Quick Share para Android, obviamente, e para Windows. Então, você pode enviar um arquivo de um smartphone Android para um notebook com Windows 11, por exemplo.

Só não há versão para iOS. Mas, ao analisar a versão beta 25.34.31 do Google Play Services, o Android Authority encontrou uma string que menciona uma função de compartilhamento de arquivos com o iPhone.

Na mesma análise, o veículo conseguiu ativar a tela da função em questão, observando que ela pede para o usuário fazer login para compartilhar arquivos entre um iPhone e outros dispositivos — presumivelmente, um Android.

Quando o Quick Share vai chegar ao iOS?

Talvez nem o Google saiba ao certo. Rumores sobre uma versão do Quick Share para iOS e até macOS apareceram no ano passado, mas não haviam surgido mais detalhes sobre o assunto até recentemente.

A referência oculta a essa função encontrada pelo Android Authority sugere que a ideia ainda é válida. Por outro lado, o desenvolvimento do recurso parece longe da fase final.

Sem contar que há pontas soltas nessa história. Por exemplo, há dúvidas sobre se a exigência de login que apareceu na tela de compartilhamento é válida para uma conta Google, visto que, no Android, isso não é obrigatório.

De todo modo, fica a torcida para que o Quick Share realmente chegue ao iOS, afinal, não há nada indicando que a Apple levará o AirDrop para o Android.

Quick Share: recurso de compartilhamento do Android deve chegar ao iPhone