Alguns estados brasileiros amanheceram nesta segunda-feira (28) com fortes rajadas de vento, que chegaram a até 100 km/h. O motivo da ventania foi a formação de um ciclone extratropical nas últimas 24 horas no centro-sul do Brasil.
- Qual a diferença entre massa de ar frio, vento de origem polar e frente fria?
- Tá calor? Em algumas áreas do Brasil, inverno é sinônimo de dias de sol; entenda
- Céu embaçado | Qual é a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?
De acordo com o Climatempo, o centro de baixa pressão do ciclone localizava-se na costa do Rio Grande do Sul, com cerca de 1.000 hectopascais (hPa) — unidade de medida de pressão atmosférica. Esse valor é considerado perigoso por gerar uma grande diferença de pressão atmosférica, o que provoca ventos intensos.

Os três estados do Sul enfrentaram rajadas de vento entre 71 km/h e 91 km/h, com destaque para o litoral do Rio Grande do Sul, o sul de Santa Catarina e a região serrana dos dois estados. O município gaúcho de Canguçu chegou a registrar ventos de 100 km/h na manhã desta segunda-feira.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Algumas áreas das capitais Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) registraram ventos fortes ao longo do dia, embora em menor intensidade.
TEMPO | Vento extremamente forte nesta segunda-feira em Bom Jardim da Serra (SC) pelo ciclone. Estação na Serra do Rio do Rastro registrou rajada de 132 km/h. Leia mais sobre o ciclone em https://t.co/cCRIo33YAN. 📷 Sergio Fernando Rodrigues pic.twitter.com/gY2KgzZlfn
— MetSul.com (@metsul) July 28, 2025
Ventania no Sudeste
A região do Vale do Ribeira e todo o litoral do estado de São Paulo, bem como o litoral sul do Rio de Janeiro e a capital fluminense, também registraram rajadas de vento de até 90 km/h nesta segunda-feira.
Já áreas como a região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais, além das regiões central e leste de São Paulo, enfrentaram ventos entre 51 km/h e 70 km/h ao longo do dia.
Em Vitória e no sul do Espírito Santo, as rajadas mais fortes chegaram a 50 km/h, assim como ocorreu em algumas áreas do Centro-Oeste, como o Pantanal de Mato Grosso.
Diminuição da ventania
A previsão do Climatempo é de que o ciclone extratropical se afaste para alto-mar ao longo desta terça-feira (29), permanecendo na costa sul do país e reduzindo a intensidade dos ventos sobre o território brasileiro.
No entanto, rajadas entre 51 km/h e 70 km/h ainda podem ser registradas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e no sul catarinense. Todo o litoral do Rio de Janeiro e o litoral norte de São Paulo também podem enfrentar novos ventos fortes ao longo do dia.
Leia mais:
- O que é ‘mínima invertida’? Entenda o fenômeno comum na passagem de frente fria
- Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios, mas não é por causa do frio
- Neve, chuva congelada ou geada? Conheça diferença entre os fenômenos de inverno
VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?
Leia a matéria no Canaltech.