A Cloudflare, empresa responsável por servidores e infraestrutura digital, afirmou ter bloqueado o maior ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) da história, chegando a uma máxima de 11,5 terabits por segundo (Tbps). Em comunicado, a companhia disse ter bloqueado centenas de ataques massivos nas últimas semanas.
- Preocupante: ataques DDoS explodem 358% em 2025 e quebram recordes de volume
- Por que o Brasil virou um dos maiores alvos de ataques DDoS no mundo
A investida durou cerca de 35 segundos e veio de uma combinação de fontes entre Google Cloud e internet das coisas, como câmeras de segurança e computadores hackeados. O pico de pacotes enviados por segundo foi de 5,1 bilhão, visando sobrecarregar o serviço da empresa. O último recorde, também anunciado pela Cloudflare, foi em junho, quando um ataque chegou a 7,3 Tbps.
Crescimento dos ataques DDoS
Vários recordes de ataque DDoS vêm sendo quebrados nos últimos tempos, com os anteriores somando 3,8 Tbps, em outubro de 2024, e 3,47 Tbps, em janeiro de 2022. No reporte do primeiro trimestre de 2025, a Cloudflare relatou recordes no ano passado, com um aumento de 198% nas investidas a cada trimestre e 358% a nível anual.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Em 2024, a companhia disse ter mitigado um total de 21,3 milhões de ataques DDoS mirando seus clientes, bem como ataques diretos à sua infraestrutura num total de 6,6 milhões ao longo de 18 dias.
As fontes e frentes de ataque foram várias, com o aumento mais significativo sendo a nível de rede, com o maior aumento desde o início do ano — 509%. Iniciativas do tipo visam bloquear o acesso de usuários ao serviço ou até mesmo tirá-lo do ar, deixando os envolvidos vulneráveis.
Leia também:
- Brasil é alvo principal de ataques DDoS na América Latina
- Provedores brasileiros são alvos de ataques por negação de serviço
- Brasil é origem principal de um dos ataques DDoS mais longos da história
VÍDEO | 7 ataques hacker que entraram para a história [Top Tech]
Leia a matéria no Canaltech.