Rede usa saldo do banco como usuário e verifica perfis de quem declara certinho

Tecnologia

A rede social Twocents surgiu com a proposta de classificar as pessoas apenas pelo dinheiro que elas possuem. No lugar de nome, cargo ou qualquer informação pessoal, a única coisa que valida o perfil de uma pessoa por lá é o patrimônio financeiro.

De acordo com os organizadores, o objetivo é funcionar como um espaço para discussões sobre finanças e a rede opera de forma anônima. Para mostrar quanto dinheiro você tem, o app deixa conectar contas bancárias, carteiras de criptoativos e contas de corretoras de investimentos.

Quem criar uma conta no Twocents não vai usar o nome @fulano, por exemplo. No lugar disso, o app vai mostrar o patrimônio em dólares e servir como uma espécie de ranking.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No Twocents, seu patrimônio é seu nome de usuário (Imagem: Divulgação/Twocents)

O dinheiro fala

A expressão “money talks” (“dinheiro fala”, em tradução livre) é muito comum na língua inglesa e basicamente resume a proposta da rede social. Em nota, a desenvolvedora diz que o app surgiu porque “as redes de finanças são quebradas” por conta de spam, conselhos falsos e influenciadores patrocinados.

A ideia, então, foi criar um “ranking” das pessoas mais ricas, de forma que as pessoas poderiam seguir os conselhos de quem ganha bastante dinheiro — como se o saldo na conta fosse uma forma de validar um argumento. Mesmo sem mostrar os nomes, ainda seria possível ver quem tem mais dinheiro por faixa etária ou localização, por exemplo.

Para evitar fraudes, as contas que declaram os valores da forma correta ganham um selo de verificação, o que ajuda a comprovar o saldo. A rede tem um sistema similar ao Reddit, em que a comunidade pode criar tópicos de diversos temas, enquanto outros usuários comentam ou votam sobre a popularidade do post.

Empresa promete privacidade

Responsável pelo app, a Two Cent Software garante o anonimato das contas (pelo menos no nome de usuário) e reforça que tecnologias mais modernas no mercado financeiro ajudam a garantir privacidade e veracidade das contas. 

A empresa destaca que iniciativas de open banking na União Europeia e dados públicos de criptomoedas servem para visualizar informações bancárias sem fazer transferências ou comprometer as contas do indivíduo.

App deve chegar no fim do ano

Por enquanto, apenas um grupo limitado de pessoas pode criar conta na plataforma. Há uma versão Beta em testes no iOS, mas as vagas são liberadas semanalmente, enquanto o app para Android segue em desenvolvimento.

A previsão da empresa é lançar o app do Twocents para iOS até o final deste ano e depois avançar para mais plataformas.

Leia também:

VÍDEO: Samsung Galaxy Z Fold 7: ele evoluiu, mas a bateria não [ANÁLISE/REVIEW]

Leia a matéria no Canaltech.