A Sony disponibilizou uma forma mais acessível e rápida de solicitar reembolsos de jogos na PS Store, seja pelo PS App ou diretamente na plataforma PlayStation.
O novo sistema é uma alternativa ao método antigo de solicitar o reembolso de jogos e DLCs, que era feito por meio de um chatbot do PlayStation e muitas vezes se mostrava ineficaz (o assistente virtual ainda está disponível).
Embora seja limitado a conteúdos comprados nos últimos 14 dias, o novo procedimento na PS Store promete ser bem mais simples.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como solicitar o reembolso de jogos e DLCs na PlayStation Store?
Para fazer o reembolso de jogos e DLCs do PlayStation por meio do PS App ou diretamente pela PS Store, basta seguir os passos abaixo:
- Certifique-se de que seu aplicativo está atualizado;
- Na aba PS Store, acesse o menu localizado no canto superior direito (o ícone de três linhas, ao lado da lista de desejos);
- Abra o histórico de transações e busque o conteúdo que deseja reembolsar;
- Selecione a opção Solicitar Reembolso.
- Após seguir esses passos, a Sony notificará se a solicitação foi aceita e informará que o estorno acontecerá em alguns dias, no mesmo método de pagamento utilizado na compra.

Caso não seja possível realizar o reembolso no método de pagamento original, a Sony informa que fará a conversão do valor para a carteira do usuário.
Vale lembrar que, para realizar o reembolso, os jogos precisam atender aos seguintes critérios de verificação:
- O conteúdo não foi baixado ou transmitido;
- A solicitação de reembolso foi feita dentro de 14 dias após a compra.
A Sony reitera que a solicitação deve atender a todos os requisitos, a menos que o conteúdo esteja com defeito, como a companhia afirma no suporte do PlayStation.
Sistema de reembolso do PlayStation fica atrás do Steam?
Apesar de mais simples, o reembolso na PS Store ainda fica atrás do sistema do Steam. Isso porque, no PlayStation, os jogadores não podem solicitar o reembolso de conteúdos que já foram baixados.
No Steam, por outro lado, é possível pedir o estorno de uma compra desde que o jogador tenha menos de duas horas de jogo, o que oferece uma margem para os usuários testarem o conteúdo e decidirem se querem ficar com ele ou não.
Leia também no Canaltech:
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox: ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.