
Resumo
- Governo britânico recomenda apagar fotos e emails antigos para reduzir consumo de água em data centers durante a seca.
- Especialistas afirmam que medida pode ser ineficaz ou até aumentar gasto energético e hídrico.
- Críticos apontam contradição com plano de investir bilhões em infraestrutura para inteligência artificial.
O Reino Unido enfrenta uma seca de proporções históricas, e para ajudar na economia de água, o governo pediu que a população delete fotos e emails antigos. A ideia é reduzir a demanda pelo recurso para resfriar data centers.
A recomendação consta em um comunicado do Grupo Nacional de Secas, publicado na terça-feira (12/08), que também traz dicas bastante conhecidas, como consertar encanamentos quebrados, reutilizar água da chuva para regar as plantas e tomar banhos mais curtos.

O pedido para apagar emails e fotos, no entanto, causou algum estranhamento. De fato, data centers gastam muita água — o Verge cita uma estimativa de que uma instalação pequena, com métodos de resfriamento antiquados, pode chegar a gastar 25 milhões de litros por ano.
Além disso, há um consumo indireto: os data centers gastam eletricidade, e se essa energia vier de usinas de combustíveis fósseis ou nucleares, a água também é necessária para acionar as turbinas e resfriar os sistemas.
Mesmo assim, há controvérsias sobre o pedido do governo do Reino Unido.
Apagar emails economiza água?
Como aponta o Tom’s Hardware, o uso de energia e o aquecimento nos data centers vêm principalmente de CPUs e GPUs, responsáveis por processar os dados.
Os dispositivos de armazenamento, por outro lado, praticamente não aquecem. Além disso, eles podem ser colocados em estados de baixo consumo, o que quase elimina o gasto de energia. Isso, aliás, mostra que a recomendação pode ter o efeito oposto ao desejado.
Para apagar fotos e emails antigos, o data center precisa acessar dados que estavam em um armazenamento de baixo consumo e executar tarefas de processamento para deletar os arquivos. Faz mais sentido deixar esse conteúdo guardadinho, sem mexer nele.
Reino Unido anunciou investimento em IA
Nas redes sociais, algumas pessoas apontaram que a recomendação é, no mínimo, contraditória com as práticas do próprio governo britânico. Em janeiro de 2025, o Reino Unido anunciou um plano de US$ 16 bilhões para construir data centers e “turbinar” a inteligência artificial no país.
Por falar em IA, vale dizer que ela gasta muito mais água do que armazenar emails antigos em um servidor. O governo dos Estados Unidos estima que 60 pedidos feitos a um sistema de IA consumem cerca de 1 litro de água, e uma investigação do Washington Post aponta para um consumo de meio litro de água para gerar uma mensagem de 100 palavras.
Com informações do Verge, do Tom’s Hardware e da 404 Media
Reino Unido pede que cidadãos apaguem emails antigos para economizar água