Relatório revela números inéditos do ChatGPT no Brasil

Tecnologia
Resumo
  • A OpenAI relatou que o ChatGPT registra 140 milhões de mensagens diárias no Brasil, colocando o país entre os três mais importantes do mundo.
  • Usos principais do ChatGPT no Brasil incluem redação e comunicação (20%), aprendizado e capacitação (15%) e programação (6%).
  • Locais com maior uso incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins.

A empresa de inteligência artificial OpenAI apresentou dados inéditos sobre a presença do ChatGPT no Brasil. Pela primeira vez, ela revelou que são registrados 140 milhões de mensagens por dia. Elas são fruto das interações dos usuários brasileiros com a plataforma de IA generativa, que se populariza desde 2023. A título de comparação, são 2,5 bilhões de mensagens diárias no mundo todo.

Com este resultado, o Brasil figura nos top 3 países que mais utilizam o ChatGPT. É de se esperar que os Estados Unidos ocupem a primeira posição. A OpenAI não informou qual seria o terceiro país do ranking. Os devs brasileiros também figuram no ranking dos cinco países mais ativos em uso de APIs.

“Esses números não são apenas estatísticas — eles são uma prova poderosa da criatividade e curiosidade do povo brasileiro”, escreveu Nicolas Robinson Andrade, gerente de políticas públicas para América Latina e Caribe, num relatório divulgado nesta terça-feira (12). De acordo com ele, o Brasil possui o maior grupo de talentos em inteligência artificial da região.

Principais usos do ChatGPT

A OpenAI revelou ainda os principais usos do ChatGPT:

  1. Redação e comunicação (20%): emails, textos de marketing, documentos.
  2. Aprendizado e capacitação (15%): o ChatGPT é utilizado como um mentor sob demanda para compreender novos conceitos.
  3. Programação, ciência de dados e matemática (6%): desde vibe coders até engenheiros experientes se valem dos prompts para criar soluções e melhorar código.

Note que a lista não inclui o uso de ChatGPT para usos terapêuticos, como análise ou aconselhamento psicológico.

Localidades e usos corporativos

Os locais onde o ChatGPT se mostra mais popular são São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco. A OpenAI destacou, no entanto, que a ferramenta está crescendo fora dos centros econômicos, como em Tocantins, Amapá e Mato Grosso.

Este novo relatório apresenta ainda casos de uso da IA generativa da OpenAI no ambiente corporativo. Ele cita uma empresa que reduziu o uso de herbicidas em lavouras de soja em 95%. Já um grupo educacional presente em 11 mil escolas utiliza o ChatGPT para criar planos de aula personalizados. Há ainda um sistema que sincroniza ambulâncias com semáforos, de modo a reduzir o tempo de resposta em até 50%.

Relatório revela números inéditos do ChatGPT no Brasil