Renault negocia com Chery para fabricar carros na América do Sul

Tecnologia

Recentemente, a Geely e a Renault fecharam uma parceria para comercialização de carros no mercado brasileiro. O movimento começou com o lançamento do EX5, um SUV elétrico de porte médio. A expectativa é de que o acordo seja expandido futuramente, incluindo até a produção de veículos na fábrica da montadora francesa em São José dos Pinhais (PR).

Agora, ao que tudo indica, a Renault também pretende ampliar sua oferta de carros elétricos chineses em outros países da América do Sul, segundo informações publicadas pelo portal Bloomberg.

Tiggo 8
Linha Tiggo faz muito sucesso no Brasil com a parceria entre a Caoa e Chery (Caoa Chery/Divulgação)

De acordo com a agência, a marca francesa estaria negociando um acordo semelhante ao firmado com a Geely, mas desta vez com a Chery, envolvendo países vizinhos ao Brasil, como Colômbia e Argentina.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As informações preliminares apontam que a negociação prevê a produção e venda de veículos da Chery sob a bandeira Renault, com a montadora francesa controlando a operação e cedendo suas fábricas para a fabricação dos modelos chineses.

Geely EX5
Esse é o Geely EX5, lançado no Brasil em parceria com a Renault (Geely/Divulgação)

Onde os modelos podem ser fabricados?

Caso o acordo avance, as fábricas da Renault em Córdoba (Argentina) e Envigado (Colômbia) podem receber linhas de montagem para novos modelos da Chery.

Na Argentina, a produção seria voltada principalmente para picapes com tecnologia híbrida plug-in, enquanto na Colômbia haveria foco em modelos a combustão. Ainda não há informações oficiais sobre quais veículos podem ser fabricados.

Fábrica Renault
Visão aérea da fábrica da Renault em Córdoba, Argentina (Renault/Divulgação)

E a Caoa?

Esse possível novo acordo da Chery com a Renault não deve impactar a parceria que a marca chinesa mantém com a Caoa no Brasil desde 2017, voltada à produção e comercialização de veículos no país.

Além disso, a Caoa se prepara para uma nova cooperação com outra montadora chinesa, a Changan, em um modelo de parceria semelhante ao estabelecido com a Chery.

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Leia a matéria no Canaltech.