Retorno de Fortine ao iPhone é adiado para outubro no Brasil

Tecnologia

A Epic Games anunciou na segunda-feira (18) que o lançamento de Fortnite em dispositivos iOS no Brasil será realizado apenas em outubro. Nas redes sociais, eles aproveitaram a oportunidade para atacar novamente a Apple — e mostram que a conclusão não é negociada de forma pacífica.

Inicialmente, a previsão para o retorno do battle royale aos iPhone era agosto, porém a maçã pediu mais tempo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para se adequar às medidas provisórias em nosso país. Em nota, a Epic alfineta e afirma esperar que a lei seja cumprida:

“Também torcemos para que seja uma oportunidade para que a Apple realmente pare de atrapalhar quem quer fazer negócios de forma direta – sem taxas abusivas, mensagens de alerta enganosas ou práticas discriminatórias”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O estúdio também aponta a expectativa de que o CADE garanta aos jogadores de Fortnite, desenvolvedores e consumidores do Brasil as mesmas liberdades que os usuários dos Estados Unidos têm. Confira a mensagem completa abaixo:

A briga entre Epic Games e Apple é antiga. A companhia dona de Fortnite quer que dispositivos iOS permitam que os usuários acessem o ecossistema fora de seus aplicativos para completar transações — o que garante receita direta das microtransações do battle royale e vendas na Epic Games Store.

Ainda que no Brasil isso esteja sendo atrasado de várias formas, esta posição judicial já foi concluída em diversos outros países. O título até chegou a retornar por um breve período, no início de 2025, mas logo foi removido novamente e a briga entre as duas voltou a se intensificar temporariamente. 

A demora para Fortnite

A guerra entre a Epic Games e a Apple já dura 5 anos, com Fortnite bloqueado nos dispositivos iOS desde 2020. A muralha foi erguida porque a desenvolvedora não queria contribuir com a alta porcentagem cobrada pela maçã dentro de sua plataforma. 

Imagem de Fortnite
Fortnite está brigando há 5 anos com a Apple e a Google (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Como resultado, a Apple removeu o battle royale e o app da Epic Games Store dos iPhones e iPads. A Google seguiu o mesmo caminho para os dispositivos Android, o que gerou uma grande revolta da comunidade gaming. Após muitos debates, tribunais e ataques de ambos os lados, tudo indica que eles voltarão à ativa nos smartphones. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.