Rival do Pinterest? App do Google testa novo feed com imagens

Tecnologia

O aplicativo do Google ganhou uma nova aba para a descoberta de imagens, com um feed que se assemelha ao do Pinterest. O recurso está em fase Beta, e já está disponível para alguns usuários testarem.

A nova aba de Imagens no app do Google, presente na versão v16.23.71 Beta, é personalizável e utiliza suas preferências para escolher quais imagens mostrar. 

Ao entrar nesta seção pela primeira vez, é necessário escolher três ou mais interesses para começar a usar o feed no estilo Pinterest. Entre as categorias, estão algumas como “Comidas e bebidas”, “Moda”, “Viagens”, “Jardinagem” e mais. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As imagens que aparecem no feed são as mesmas que estão disponíveis na Busca do Google, e é possível fazer a pesquisa por imagens na aba.

Caso goste de alguma imagem vista na seção, é possível dar um toque longo na tela para compartilhá-la, salvá-la ou pesquisá-la utilizando o Google Lens, ferramenta de pesquisa visual do Google. 

O recurso foi encontrado pelo portal Android Authority numa revisão do código do app durante o fim do mês de maio. De acordo com o The Information, a intenção do Google seria apresentar o feed de imagens durante o Google I/O, o que não chegou a acontecer.

A seção de Imagens está em fase Beta, e alguns usuários já podem testá-la para que o Google colete feedbacks para a versão final.

capturas de tela do app do google
Quanto mais utilizar a nova seção, mais o algoritmo entenderá suas preferências (Imagem: Reprodução/Android Authority)

Foco nas pesquisas por imagens

O Google tem investido em ferramentas para pesquisa por imagens nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia com inteligência artificial.

De acordo com a Big Tech, seus usuários fizeram mais de 20 bilhões de pesquisas visuais em 2024, com o uso de recursos como o Google Lens e o Pesquise para Circular. 

O Gemini também possui um recurso focado na interação multimodal, o Gemini Live, que permite, em tempo real, falar com a IA e mostrar imagens do ambiente ao redor para realizar comandos. 

Veja também:

VÍDEO: Trocar o CELULAR anualmente: faz sentido ou nem VALE A PENA?

Leia a matéria no Canaltech.