Samsung começa a fornecer memória de última geração para IA

Tecnologia
Resumo
  • A Samsung iniciou a produção em massa dos chips de memória HBM4, que possuem velocidade de processamento 22% maior que a geração anterior, HBM3E.
  • Chips HBM4 são fabricados com litografia de 4 nanômetros e atingem velocidade de 11,7 Gb/s, sendo essenciais para data centers e IA.
  • A Samsung busca aumentar sua participação no mercado de memórias HBM, liderado pela SK Hynix e seguido pela Micron Technology.

A Samsung anunciou, nesta quinta-feira (12/02), o início da produção em massa de chips de memória de alta largura de banda de última geração (HBM4). A companhia afirma ser a primeira do mundo a alcançar essa etapa.

De acordo com a fabricante, os primeiros modelos comerciais já foram enviados aos compradores. A empresa não revelou os nomes desses clientes, embora os maiores compradores desse setor sejam Nvidia e AMD.

O que é a memória HBM4?

Os chips HBM4 da Samsung são fabricados com processo lógico de litografia de 4 nanômetros na camada de base. De acordo com a empresa, eles entregam uma velocidade consistente de processamento de 11,7 Gb/s, 22% a mais que a geração anterior, HBM3E. Apesar do nome, a HBM4 é a sexta geração das memórias desse tipo.

Chips do tipo HBM são usados nas placas aceleradoras de inteligência artificial, essenciais para treinar e rodar modelos de IA.

Os investimentos trilionários na construção de data centers fizeram a procura por memórias dessa categoria disparar, causando escassez e aumento de preços em todos os produtos desse mercado. Isso inclui a RAM usada em eletrônicos de consumo, como smartphones e notebooks. Como consequência, é provável que os aparelhos lançados em 2026 sejam mais caros e mais fracos do que os do ano passado.

Samsung corre atrás da concorrência

A empresa sul-coreana SK Hynix é a líder nesse segmento, sendo seguida pela americana Micron Technology, em segundo lugar, e pela Samsung Electronics, em terceiro. O lançamento dos chips HBM4 é, portanto, parte de uma estratégia da Samsung para conquistar terreno nesse mercado.

As três empresas aproveitam a alta procura, impulsionada pelo boom da inteligência artificial, com crescimentos nos lucros que chegam a 209% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Com informações da Reuters e da Korea JoongAng Daily

Samsung começa a fornecer memória de última geração para IA