Samsung encerra suporte ao Galaxy S21

Tecnologia
Resumo
  • Samsung encerrou o suporte regular para os modelos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra.
  • Esses modelos não receberão mais atualizações de segurança ou novas versões da interface One UI.
  • O Galaxy S21 FE, junto com a linha Galaxy S22, continuará recebendo updates, mas as atualizações de segurança serão trimestrais.

A Samsung retirou oficialmente a linha Galaxy S21 da lista de dispositivos que receberão atualizações de segurança. A medida marca o fim do suporte regular para os modelos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra. Esses aparelhos não terão acesso a novas versões da interface One UI.

O Galaxy S21 FE não integra a lista, mas teve seu cronograma de atualizações alterado: agora, ele passa a receber updates de segurança trimestrais, junto com o Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra. Essa mudança sinaliza que, embora os aparelhos ainda recebam correções, a frequência de envio de pacotes de segurança será reduzida antes da eventual remoção definitiva.

Lançada globalmente em 2021, a última grande atualização de sistema recebida pela linha S21 foi a One UI 7, baseada no Android 15 e disponibilizada no primeiro semestre de 2025. O patch de segurança final foi entregue em novembro do ano passado, totalizando quatro anos de suporte.

Samsung cumpriu a promessa de atualizações?

Sim. Ao apresentar a série Galaxy S21, a empresa prometeu entregar quatro gerações de atualizações do Android. O cronograma foi executado integralmente: os dispositivos chegaram ao mercado com o Android 11 e receberam sucessivamente as versões 12 (novembro de 2021), 13 (novembro de 2022), 14 (dezembro de 2023) e, por fim, a versão 15 (maio de 2025).

Embora os lançamentos mais recentes da marca agora contem com uma política estendida de sete anos de suporte, a linha S21 foi a pioneira na transição para ciclos mais longos. Na época do lançamento, a fabricante superou o padrão de três anos, oferecendo mais longevidade para os aparelhos.

A partir de agora, os proprietários de modelos da série Galaxy S21 só receberão novos firmwares em situações excepcionais. Isso ocorre apenas se vulnerabilidades críticas de segurança forem identificadas, exigindo uma correção emergencial.

Samsung encerra suporte ao Galaxy S21