Samsung está indo tão bem que vai dar ações para funcionários

Tecnologia

A Samsung anunciou nesta terça-feira (14) um novo sistema de compensação por desempenho vinculado a ações da companhia. Em suma, os funcionários receberão participação acionária da empresa com base na valorização das ações nos próximos três anos.

O programa materializa a filosofia de “recompensa justa por desempenho” defendida pelo chairman (Presidente do Conselho de Administração) Lee Jae-yong. A iniciativa reforça a estratégia de gestão de talentos do grupo sul-coreano.

Sistema de compensação de longo prazo com multiplicadores

O programa PSU (Performance Stock Unit) difere do bônus de curto prazo tradicional. O modelo permite que funcionários e acionistas compartilhem os resultados do crescimento de valor da empresa ao longo do tempo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Funcionários nos níveis de carreira 1-2 receberão 200 ações. Enquanto os profissionais nos níveis 3-4 terão direito a 300 ações. O número final de ações distribuídas dependerá da valorização do preço das ações nos próximos três anos.

As ações confirmadas serão distribuídas em parcelas iguais a partir de 2028. Além disso, a escala de compensação aumenta progressivamente conforme a valorização das ações da Samsung.

O pagamento varia conforme o crescimento do valor das ações entre outubro de 2025 e outubro de 2028. Contudo, a valorização abaixo de 20% resulta em zero ações distribuídas.

Por outro lado, o crescimento entre 20% e 40% garante metade das ações prometidas. Já a lta de 40% a 60% libera 100% das ações inicialmente estabelecidas.

Valorização de 60% a 80% multiplica o total por 1,3 vezes. Crescimento de 80% a 100% eleva o multiplicador para 1,7 vezes. Ações que mais que dobrem de valor entregam o dobro das ações prometidas aos funcionários.

Bônus também pode ser convertido em ações

O sistema de bônus de curto prazo foi atualizado pela Samsung. A partir de 2026, funcionários podem optar por receber parte do bônus em ações da empresa em vez de dinheiro.

samsung logo
Linha Galaxy S25 foi um dos principais lançamentos da Samsung em 2025 (Imagem: Brenno Barreira/ Canaltech)

Incrementos de 10% permitem a conversão até o limite de 50% do pagamento total. Funcionários que escolherem a compensação em ações e mantiverem o investimento por pelo menos um ano recebem 15% adicionais em ações bônus.

Executivos testaram o sistema flexível no ano passado. Agora, o benefício se expande para todos os funcionários elegíveis da companhia.

Momento de resultados recordes

Vale destacar que a Samsung anunciou no mesmo dia resultado preliminar do terceiro trimestre com lucro operacional de 12,1 trilhões de wons (cerca de R$ 50 bilhões). O valor representa um dos maiores lucros trimestrais da empresa em anos.

Analistas do setor interpretam a iniciativa como mais que uma reforma na compensação. O movimento reflete o alinhamento entre motivação dos funcionários e visão de longo prazo da empresa.

Leia mais

VÍDEO: Galaxy A07 (ou) a prova de que a Samsung consegue entregar um celular abaixo dos mil reais em 2025

Leia a matéria no Canaltech.