
Resumo
- A One UI 8.5 pode ganhar uma nova função que ajustará o desempenho da rede via IA, analisando hábitos do usuário para economizar bateria.
- O recurso usaria a Personal Data Intelligence, que processa dados localmente, sem envio para a nuvem.
- Segundo rumores, a próxima atualização de interface da Samsung deve trazer mais soluções de IA para conectividade e rede.
Um novo recurso de economia de energia para celulares e tablets Galaxy pode chegar em breve. Dessa vez, o foco seria limitar, de forma inteligente, a performance da rede para poupar bateria. A novidade, chamada de “Network Battery Saver” (Economia de Bateria da Rede, em tradução livre), foi descoberta em linhas de código da futura interface One UI 8.5.
Segundo o site Android Authority, a função poderá reduzir o desempenho da rede quando o celular não estiver em uso. A ideia é que, assim como o carregamento inteligente, por exemplo, o aparelho diminua a velocidade de conexão para evitar o consumo desnecessário de bateria com atividades em segundo plano.
Economia de rede inteligente

O diferencial do novo recurso seria o uso de inteligência artificial para decidir quando agir. O código indica que o “Network Battery Saver” dependerá de outra tecnologia da Samsung, a “Personal Data Intelligence”, sistema que já existe nos aparelhos Galaxy para analisar a atividade do usuário diretamente no dispositivo, aprendendo hábitos e rotinas.
Com base no aprendizado, a nova função de economia de energia poderá identificar padrões, como os horários em que o usuário costuma dormir ou os locais que frequenta (como a casa e o trabalho), para aplicar os limites de rede de forma automática e personalizada.
O sistema da Samsung processa esses dados localmente, sem enviá-los para a nuvem. Segundo a descrição encontrada, o usuário poderá gerenciar quais aplicativos e serviços têm permissão para usar o tratamento de dados pessoais.
One UI 8.5 com muita IA para rede
Há poucas semanas, mais vazamentos reforçaram o foco em inteligência artificial para os sistemas de rede dos aparelhos da marca. Recursos encontrados em versão de testes do sistema identificaram tecnologias para decidir com mais eficácia quando alternar entre dados móveis e Wi-Fi.
Além disso, a atualização no sistema operacional deve aprimorar a gestão de rede por IA, priorizando o tráfego de dados de apps que dependem de maior estabilidade, como jogos online e videochamadas.
A One UI 8.5 tem previsão de lançamento para o próximo ano, mas pode começar a liberar a versão beta já em novembro. Além dessas funcionalidades, ainda deve incluir outras novidades, como resumos de notificações por IA e mais funções de privacidade.
Samsung: One UI 8.5 pode reduzir internet para economizar bateria