Samsung vai ressuscitar recurso de câmera por causa da Apple; entenda

Tecnologia

A Samsung pode trazer de volta um recurso de câmera que estava abandonado há anos. A possibilidade de a Apple adotar a abertura variável nos futuros iPhone 18 Pro e 18 Pro Max estaria pressionando a rival sul-coreana a reagir. Com isso, a linha Galaxy S26 surge como a candidata mais provável a receber essa tecnologia, embora ainda não haja confirmação oficial.

A abertura variável desapareceu dos celulares da Samsung depois do Galaxy S9, lançado em 2018. Desde então, a empresa passou várias gerações sem grandes avanços de hardware nas câmeras, apostando principalmente em melhorias de software.

Agora, com rumores insistentes de que a Apple pretende adotar essa tecnologia, a Samsung teria “pouca escolha” a não ser responder para não ficar atrás no mercado premium.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é a abertura variável

Para quem não acompanhou essa fase, a abertura variável permite que a câmera ajuste automaticamente a quantidade de luz que entra no sensor, de acordo com o ambiente.

Apple pretende usar câmera aberta nos futuros iPhones (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Isso ajuda a tirar fotos melhores tanto em locais muito iluminados quanto em ambientes escuros. No Galaxy S9 e S9+, por exemplo, havia dois níveis de ajuste, que alternavam conforme a cena.

Desenvolvimento ainda está no começo

De acordo com os relatos, divisões internas da Samsung e uma fornecedora parceira já estariam produzindo amostras do componente para testes.

Ainda assim, a tecnologia estaria em estágio inicial, o que significa que o Galaxy S26 pode acabar não trazendo o recurso logo no lançamento. A empresa estaria fortemente comprometida em utilizá-lo no futuro.

A abertura variável foi deixada de lado principalmente por preocupações com a espessura dos aparelhos e os custos de produção. Para compensar, a Samsung passou a confiar mais em fotografia computacional, usando software para melhorar as imagens.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.