Santander unifica aplicativos e repete passos do Itaú

Tecnologia
Resumo
  • O Santander unificou aplicativos, modernizando o app principal e encerrando o app Way para cartões de crédito.
  • O novo app reúne contas, cartões e investimentos em um só lugar, com seções de ações recomendadas e rápidas.
  • A migração ocorre desde novembro de 2025, mas o uso de inteligência artificial não foi observado no app.

Diversos clientes do Santander notaram uma mudança no aplicativo do banco. Ele está mais moderno, com uma tipografia diferenciada, para marcar um novo momento da empresa. A ideia é unificar jornadas e experiências no digital, repetindo um processo que o Itaú concluiu em janeiro, com mais de 15 milhões de clientes migrados.

O Santander não deu detalhes sobre quantos correntistas serão impactados pela mudança. A instituição tem 69,5 milhões de clientes, de acordo com dados divulgados em 2025.

O que muda para quem usa o app Way?

Enquanto isso, os clientes de cartão de crédito vão notar o fim do aplicativo Way, que era usado para conferir fatura, gastos recentes, limites e fazer o gerenciamento deste produto. O Santander tem estimulado que essas pessoas instalem e passem a usar somente o aplicativo oficial Santander. Mais uma vez, repetem a cartilha estabelecida pelo Itaú.

O novo app do Santander ainda não apareceu para todos os usuários. O Tecnoblog visualizou a tela de boas-vindas, que traz informações sobre a nova versão. O banco destaca:

  • Exibição de todas as contas correntes e conjuntas num só lugar
  • Possibilidade de esconder ou exibir saldo e demais valores na tela inicial
  • Informações sobre contas, cartões e investimentos ficam reunidas num só lugar
  • Seção de ações recomendadas, com opções como Trazer Dinheiro, Meus Boletos, Shopping e DinDin
  • Seção de ações rápidas com Pix, ID Santander, Recarga de Celular e Comprovantes
  • Atendimento via chat com assistente virtual ou central de ajuda
  • Carteira de investimentos

Como tem sido a migração do Santander?

O Santander foi consultado, mas não retornou nosso pedido de entrevista. Por ora, não é possível compreender o contexto mais macro sobre quais elementos são priorizados no novo app, quais ficaram em segundo plano, e qual tem sido a avaliação da clientela. A migração ocorre pelo menos desde novembro de 2025, em ondas, impactando os apps para Android e iPhone.

Em 2025, o conglomerado financeiro decidiu rebatizar a corretora Toro como Santander Corretora. Apesar dessa mudança, o app oficial da agora Santander Corretora continua funcionando de forma independente, com as mesmas ferramentas de antes. Ainda não está claro se este aplicativo também será encerrado e os usuários, migrados para o app único.

Durante os testes, percebemos a ausência de ferramentas de inteligência artificial. Módulos no app apoiados por IA têm sido mais comuns em outros bancos, mas não foram percebidos no Santander.

Santander unifica aplicativos e repete passos do Itaú