ShinyHunters invade sistemas das universidades de Harvard e da Pensilvânia

Tecnologia

O ShinyHunters atacou novamente: grupo hacker conhecido por ter invadido sistemas de grandes empresas, como Santander e Tinder, afirmou ter comprometido a segurança das universidades de Harvard e da Pensilvânia, duas instituições renomadas dos Estados Unidos.

De acordo com os criminosos, a operação consistiu no vazamento de mais de 1 milhão de registros da Universidade de Harvard, o que equivale a 1,1 GB de arquivos compactados.

Já a Universidade da Pensilvânia sofreu um ataque similar, com 1,2 milhão de materiais comprometidos (483 MB compactados).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Entre os registros violados constam informações sobre identificação pessoal e dados de doações. Detalhes aprofundados sobre os supostos ciberataques não foram revelados pelo grupo.

ShinyHunters alega ter invadido sistemas de Harvard e da Universidade da Pensilvânia (Imagem: Reprodução/Daily Dark Web).

ShinyHunters em ação

O ShinyHunters vem criando uma reputação no universo hacker por ter conseguido comprometer a segurança de várias grandes corporações. Um dos casos mais recentes foi o ataque contra o Match Group, conglomerado por trás de aplicativos de relacionamento famosos, como o Tinder e o Hinge. Ao todo, 10 milhões de registros foram violados.

O grupo hacker também assumiu a autoria de uma onda de ataques de vishing contra serviços do Google, Microsoft e Okta, roubando contas de login único (SSO) para extorquir as empresas.

Com ações mais silenciosas que outros grupos de ransomware, o ShinyHunters tem uma forte presença na dark web, onde anuncia suas operações criminosas e ainda participa da venda de dados sensíveis vazados. O grupo está na ativa desde 2020, evoluindo suas táticas ao longo do tempo.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.