Shopee e especialistas mostram caminhos para vender mais com a tecnologia

Tecnologia

O Centro de Eventos do Ceará recebeu milhares de empreendedores, figuras públicas, estudantes e especialistas nesta quarta-feira (8), primeiro dia da Feira do Empreendedor e do Siará Tech Summit, ambos eventos do Sebrae/CE que acontecem em Fortaleza. Os temas em destaque foram o uso da inteligência artificial para alavancar os negócios, o planejamento de carreira e boas práticas de como vender na Shopee

Com 27 mil m² de infraestrutura, os dois pavilhões do espaço vão ser palcos de feiras de exposições e conteúdos que mostraram como empreender em áreas como gastronomia, tecnologia, agro e comércio. Tanto a feira quanto o evento de tecnologia acontecem até esta sexta-feira (10) na capital cearense. 

A abertura ficou marcada por apresentações musicais e a presença de autoridades representando o governo do Estado do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Federal do Ceará, o Banco do Nordeste e o Sebrae regional e nacional. Todos reforçaram o potencial do estado e do Nordeste em ser um dos grandes polos de inovação do país.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Estamos aqui fazendo uma ousadia que deu certo, juntar dois grandes eventos do Ceará. Então nós estamos aqui com esses dois eventos dando o seguinte recado: nós precisamos inovar a tradição. A tradição precisa se inovar para que ela possa adquirir competitividade, para que ela possa participar do mercado”, disse em discurso o diretor superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.

feira do empreendedor ceará abertura
Abertura dos eventos aconteceu com representantes do governo federal, estadual e do Sebrae do Ceará e do país. (Imagem: Elisa Fontes/Canaltech)

Estratégias de vendas com IA

Na abertura do palco Summit, do Siará Tech, o palestrante, gestor da Agência Espalhando Marketing Digital e professor de MBA em Marketing, Branding e Growth na PUC-RS, Flávio Muniz, destacou boas práticas de como usar IA para otimizar e expandir os negócios

O palestrante trouxe diversos exemplos de como grandes personalidades superaram resistências para fazer com que seus projetos crescessem, como John Lasseter, um dos fundadores da Pixar, que enfrentou barreiras até conseguir introduzir a tecnologia nas suas produções. Hoje, com a IA, Flávio disse que é importante ouvir e entender as novidades antes de julgá-las.

Segundo ele, a ferramenta pode ajudar a entender a dor ou a necessidade do cliente, destravando o processo de vendas. O primeiro passo para negociar está na compreensão dos ‘estados’ do cliente. “A inteligência artificial chegou à conclusão de que nós não somos só pessoas ou clientes visuais, ou auditivos, ou que só reagem ao toque. Nós viramos ‘camaleões’ por conta da overdose de anúncio que nós vemos todos os dias”, indicou.

Flávio Muniz siará tech summit
O professor e palestrante Flávio Muniz se apresentou no palco principal do Siará Tech Summit 2025. (Imagem: Elisa Fontes/Canaltech)

Os diversos estímulos podem ir além do visual e do auditivo. A IA auxilia na identificação do cliente e na forma como ele prefere ser comunicado, afirmou o especialista. Em um passeio no shopping, a abordagem preferível é a visual, enquanto em outras situações e com outras pessoas, a abordagem pode pedir um aperto de mão para atrair a atenção do cliente.

Carreira atrelada ao uso eficaz da tecnologia

Já na Feira do Empreendedor, um dos primeiros destaques da programação ficou por conta da futurista Martha Gabriel, pesquisadora e escritora de livros best-sellers como “Habilidades para o Futuro”, “Liderando o Futuro” e “Inteligência Artificial: do zero a superpoderes”.

Com formação em engenharia e tecnologia, a palestrante apresentou como construiu a própria carreira ao dar dicas como impulsionar e se destacar no trabalho por meio do marketing pessoal. Segundo ela, trilhar uma carreira de sucesso exige autoconhecimento e propósito. Para isso, é importante investir no aprendizado constante e estar disposto a se adaptar aos novos desafios.

“A gente tem que fazer letramento em futuro, se não a gente faz bem coisas que não são mais necessárias e deixa de fazer o que de fato são”, pontuou durante o painel no palco principal. Em relação à IA e às novas tecnologias, ela afirmou que a ressignificação de diversas profissões mostra a necessidade de unidade e decisões lógicas. O pensamento crítico é fundamental para usar a tecnologia de forma eficaz, afirmou. 

Martha Gabriel feira do empreendedor ceará
A futurista Martha Gabriel elencou pontos importantes sobre carreira, tecnologia e pensamento crítico. (Imagem: Elisa Fontes/Canaltech)

Boas práticas de como fazer negócio na Shopee

Em outro painel do palco principal da Feira do Empreendedor, a Shopee foi destaque. Leonardo Silva, head de engajamento, detalhou o caminho para o sucesso no comércio digital, focando na plataforma que, segundo dados internos da empresa, já atrai mais de um terço da população brasileira mensalmente.

A Shopee, que nasceu em Singapura em 2015 e chegou ao Brasil em 2020 em meio à pandemia, faz parte do grupo Sea e tem o objetivo de fomentar o crescimento dos vendedores. De acordo com Leonardo Silva, “o objetivo é que a Shopee quer é que o empreendedor cresça ao entrar para o digital”, explicou.

Ao entrar no campo das vendas, o palestrante revelou o impacto da plataforma nos negócios locais, com 3 milhões de vendedores cadastrados. Segundo Silva, 50% dos empreendedores já têm a maioria de seu faturamento vindo da Shopee, e 70% tiveram uma “grande conquista, mudança e se reinventar enquanto empreendedor” após ingressarem na plataforma.

shopee na feira do empreendedor ceará
Leonardo Silva, head de engajamento da Shopee, representou a plataforma na Feira do Empreendedor do Ceará. (Imagem: Elisa Fontes/Canaltech)

A estratégia de alavancagem de vendas envolve o uso de fotos e vídeos dos produtos, além de títulos e descrições bem detalhadas. Além disso, os empreendedores podem investir nas ferramentas de interação da plataforma, como o Shopee Vídeo e as Lives, que aproximam clientes e vendedores. “Isso é o bê-á-bá da Shopee, nossas ferramentas transformam a experiência de compra”, garantiu o head.

Ele encerrou destacando o papel dos afiliados e das datas duplas, como a 9.9 Super Shopping Day, que conta com um ecossistema de suporte ao empreendedor, e trouxe o depoimento de Michele Silva, dona da loja Garota Bella Jeans, exemplificando o sucesso na plataforma.

Confira outras matérias do Canaltech:

Com colaboração de Anaísa Catucci.

Leia a matéria no Canaltech.