Site ‘misterioso’ libera acesso a uma única pessoa por vez

Tecnologia

O site Digital Solitude tem uma proposta pouco convencional: somente uma pessoa pode acessá-lo por vez. A iniciativa, criada pelo designer belga Guillaume Slizewicz, cria um canto “único” na internet e não carrega a página se dois ou mais visitantes estiverem nela.

Conseguir o acesso não garante nenhum recurso especial, apenas mostra uma mensagem para sinalizar que você é a única pessoa no site naquele momento. A página não coleta cookies ou dados, por exemplo.

Por fim, exibe a mensagem “você criou um canto privado e temporário da internet simplesmente por estar aqui”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por outro lado, se você dividir o espaço com outro visitante, o Digital Solitude informa que muitas pessoas estão no lugar e mostra o número de usuários simultâneos. Assim como na fila de espera de um restaurante, você precisa aguardar até que o acesso seja liberado.

Mensagem exibida para quem consegue acessar o site (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Criador se inspirou no “começo da internet”

Responsável pelo projeto, Guillaume Slizewicz contou ao Canaltech que era da internet antes das grandes plataformas foi uma das motivações para montar o site. “Sou inspirado pelo começo da internet, essa ideia de que todo mundo podia ter seu próprio espaço, como no Geocities ou no MySpace”.

Slizewicz espera que o Digital Solitude provoque uma reflexão nos visitantes para fugir da estrutura convencional da web nos dias atuais. “Uma estrutura alternativa, mais criativa e curiosa da web é possível fora das grandes plataformas, você ainda pode usá-la como um meio para expressar coisas”, concluiu.

Se você quer conferir o site e tentar ser o único visitante, basta acessar digitalsolitude.guillaumeslizewicz.com.

Leia também:

VÍDEO: O que é o Stop Killing Games? Será LEI a preservação de jogos digitais na União Europeia?

Leia a matéria no Canaltech.