Socket Intel LGA-1954 para CPUs Nova Lake terá mesmo tamanho do LGA-1700

Tecnologia

Alguns indícios apontam para uma mudança de socket com a nova geração de processadores Nova Lake da Intel. Mesmo com a quantidade de pinos maior, o tamanho do socket LGA-1954 em si deve permanecer o mesmo em relação ao LGA-1851 e LGA-1700, segundo documentos de envio do NBD.

Antes de partirmos para as dimensões, vale notar que esse documento de envio do NBD, uma prestadora de serviço de logística aérea e marítima, aponta para uma movimentação de parte da tecnologia em desenvolvimento entre as diferentes fábricas e laboratórios com a finalidade de avançar na produção.

Portanto, considerando essas informações que são críveis, o próximo socket da Intel terá 45 x 37,5 mm. Isso significa que, por mais que não seja possível encaixar um processador Raptor Lake ou um Arrow Lake nesse socket, será possível usar o mesmo CPU cooler dessas gerações, que foram feitos para essas dimensões.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Intel e sua tradição de mudança de sockets

É interessante pensar que a Intel está aumentando a quantidade de pinos em 254, mas preservando o mesmo tamanho entre LGA-1700 e LGA-1954. Existe ainda a altura do socket, que só saberemos quando as especificações completas forem reveladas.

Documento do NBD com as informações sobre o tamanho do socket Intel LGA-1954 (Imagem: NBD)

Essa mudança segue uma filosofia que a companhia vem seguindo há muitos anos. Pouquíssimos slots duraram mais que duas gerações, como o LGA-1151 que comportou da 6ª a 9º gerações, e LGA-1700 com a 12ª, 13ª e 14ª gerações. Os processadores Core Ultra 200S Arrow Lake, atual geração, têm seu próprio socket (LGA-1851).

É esperado que a CPU Nova Lake topo de linha chegue com uma configuração de mais de 50 núcleos, com 16 núcleos de performance, 32 núcleos eficientes e 4 núcleos de baixo consumo, totalizando 52 deles. Essa geração é esperada para chegar somente em 2026.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.