
Resumo
- Windows 11 ganhou um recurso de Bluetooth LE Audio, oferecendo áudio de maior qualidade em fones sem fio durante chamadas e jogos.
- O LE Audio supera a limitação mono do perfil HFP, permitindo áudio estéreo de banda superlarga a 32 kHz.
- Na prática, o característico som abafado ao abrir uma chamada de voz durante um jogo, por exemplo, deve acabar.
- Os requisitos são PC e fone compatíveis com Bluetooth LE Audio, Windows 11 24H2 e drivers atualizados.
A Microsoft anunciou nessa terça-feira (26/08) um novo recurso para o Windows 11 que deve resolver uma antiga queixa de usuários, principalmente gamers: a queda de qualidade sonora em fones Bluetooth durante chamadas de voz.
Agora, computadores e periféricos compatíveis com a tecnologia Bluetooth Low Energy (LE) Audio poderão utilizar o chamado “estéreo de superbanda larga”, que mantém a alta fidelidade de áudio mesmo quando o microfone do fone de ouvido está ativo, acabando com o característico som abafado que ocorria nessas situações.
Bluetooth LE Audio é a solução
A resolução apresentada pela Microsoft se baseia no padrão LE Audio, uma arquitetura mais moderna construída sobre o rádio Bluetooth Low Energy, que consome menos energia e substitui os perfis A2DP e HFP por um sistema unificado e mais flexível.
A principal inovação é a capacidade de transmitir áudio estéreo de “banda superlarga” a uma taxa de amostragem de 32 kHz, mesmo com o microfone em uso. Esse aumento de quatro vezes em comparação ao padrão original permite a reprodução de uma gama de frequências sonoras muito mais ampla, resultando em um áudio mais claro, nítido e detalhado.

“Ao usar um dispositivo LE Audio com um PC com Windows 11 compatível com estéreo de superbanda larga, a mudança para o bate-papo do jogo não causa mais uma queda abrupta na qualidade do áudio”, explicou Mike Ajax, gerente principal de programas da Microsoft, em comunicado.
Na prática, a atualização traz benefícios em dois cenários. Para gamers, os efeitos sonoros do ambiente, que usam áudio estéreo para indicar a direção dos sons, agora são preservados durante a comunicação com outros jogadores, garantindo uma experiência mais imersiva em jogos que dependem da percepção espacial.
No ambiente corporativo, a principal aplicação é em softwares de videoconferência, como o Microsoft Teams. Até aqui, recursos como o “Áudio Espacial” do Teams, que posiciona a voz de cada participante em um local diferente no campo sonoro para simular uma conversa presencial, não funcionavam com fones de ouvido Bluetooth devido à restrição ao áudio mono do perfil HFP. Agora, a função torna-se, pela primeira vez, compatível com headsets sem fio.
O que causa o som abafado?

A raiz do problema está nas limitações da arquitetura do Bluetooth Clássico, que foi criada há mais de duas décadas e opera com dois perfis distintos. O primeiro, Perfil de Distribuição de Áudio Avançado (A2DP), é responsável pela reprodução de áudio de alta qualidade, como músicas e sons de jogos, mas não permite o uso simultâneo do microfone.
O segundo, Perfil Mãos-Livres (HFP), foi projetado para chamadas de voz, habilitando o microfone, mas diminuindo a qualidade sonora, que era reduzida para um canal único (mono) e com uma taxa de amostragem baixa de 8 kHz.
Essa limitação técnica forçava o sistema operacional a alternar automaticamente para o perfil HFP sempre que um aplicativo como Microsoft Teams, Discord ou um chat de jogo ativava o microfone do fone de ouvido. O resultado era uma queda abrupta e perceptível na qualidade do áudio, que se tornava comparável à de uma chamada telefônica antiga.
Como acessar o recurso?
Para usufruir da nova funcionalidade, os usuários precisarão de um conjunto de hardware e software compatível. É necessário ter um computador com suporte nativo ao Bluetooth LE Audio e um fone de ouvido ou dispositivo de áudio que também seja compatível com a tecnologia.
Com isso, basta manter o Windows 11 versão 24H2 atualizado, com os drivers de Bluetooth mais recentes disponíveis, normalmente fornecidos pelo fabricante do seu PC.
Segundo a Microsoft, alguns modelos de computadores poderão receber atualizações de drivers para suportar o recurso ainda este ano. A expectativa da empresa é que “a maioria dos novos PCs móveis lançados a partir do final de 2025 já tenham suporte de fábrica”.
A companhia destaca ainda que trabalha com parceiros para, em uma atualização futura, oferecer reprodução de áudio com “qualidade de CD” durante chamadas de voz e chats.
Com informações de The Verge
Som abafado? Windows 11 ganha recurso que melhora qualidade em fones Bluetooth