Sonda da NASA tira fotos do lander privado que tombou em solo lunar

Tecnologia

A NASA publicou novas fotos do lander Athena, que tombou na Lua e segue desativado por lá. Esta é a segunda espaçonave lunar da empresa privada Intuitive Machines, e seu pouso aconteceu em 6 de março perto de uma pequena cratera próxima do polo sul lunar.

As imagens publicadas foram capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que orbita nosso satélite natural há mais de uma década. Em 7 de março, a sonda visitou o local e tirou uma foto do Athena em Mons Mouton, uma região a cerca de 160 km do polo sul lunar. Três dias depois, a sonda passou pela região outra vez e tirou uma nova foto do lander no fundo de uma cratera com 20 m de diâmetro. 

Indicação do Athena na superfície da Lua (Reprodução/NASA)

Apesar de ter conseguido pousar, o lander Athena acabou tombando na superfície lunar. O resultado? Seus painéis solares não conseguiram receber luz solar suficiente, e a Intuitive Machines anunciou o fim da missão no dia seguinte. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Enviado à Lua por meio do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), da NASA, o Athena levou em seu interior diferentes experimentos científicos. Como ainda operou por algum tempo antes do fim das suas baterias, o lander ajudou sua equipe a coletar dados valiosos, que vão ajudar no desenvolvimento de futuras missões. 

Lander Athena na Lua pela LRO (Reprodução/NASA)

“Essa região do polo sul é iluminada por ângulos solares severos e comunicação direta limitada com a Terra”, escreveu a empresa em um comunicado. “Essa área tem sido evitada devido ao seu terreno acidentado, e a Intuitive Machines acredita que os insights e as conquistas do IM-2 vão abrir a região para maior exploração espacial”, concluíram.  

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

 

Leia a matéria no Canaltech.