Sony adota estratégia do Xbox e diz que PlayStation não é mais o foco

Tecnologia

A Sony anunciou nesta quinta-feira (7) que seu foco nos negócios em gaming não será mais voltado ao hardware PlayStation. Ainda que não tenham sido usadas as palavras “adoção ao formato multiplataforma”, é justamente isso que eles querem dizer.

Isso não significa que não veremos mais exclusivos PlayStation, mas eles vão levar cada vez mais jogos aos demais consoles — como é o caso de Helldivers 2 e LEGO Horizon Adventures.

“Nos negócios em gaming, estamos saindo de um foco de modelo centrado em hardware e seguindo para foco em plataformas que expandem a comunidade e aumenta o engajamento”, disse o vice-presidente sênior de Finanças e Relação com Investidores da Sony, Sadahiko Hayakawa, aos acionistas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O executivo não revelou como isso será traduzido nos próximos anos de PlayStation — o que deve incluir o lançamento do PS6. Porém, a estratégia vem justamente quando se nota uma forte adesão do formato pela Microsoft. Afinal de contas, eles estão vendendo jogos do Xbox igual água no PS5 (até mais do que os próprios first-party da Sony).

Imagem dos jogos PlayStation
Quais desses icônicos personagens PlayStation seguirão para outras plataformas? (Imagem: Divulgação/Sony)

Sony flerta com jogos PlayStation multiplataforma

Os jogos PlayStation passaram muitos anos presos apenas nos consoles da Sony, com uma forte exclusividade mantida desde os primórdios da plataforma. Basta ver quantos anos demorou para Final Fantasy VII ser visto em outros consoles, ou franquias como Metal Gear Solid, Silent Hill, Tekken e Crash Bandicoot.

Ou seja, do PS1 ao PS4 eles mantiveram uma forte adesão à estratégia de jogos exclusivos — a qual rendeu muitos rumores, com desenvolvedores alegando que existiam acordos milionários, intimidações a estúdios e vários outros escândalos. Isso, inclusive, inibiu o crescimento do Xbox e da Microsoft na indústria gaming por um longo período.

No entanto, foi a partir dos anos 2020 que eles passaram a olhar com mais carinho os demais mercados. Assim, vimos jogos como Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man, God of War e outros chegando aos computadores, de forma bem tímida e aos poucos. Helldivers 2 foi o primeiro lançamento simultâneo, o que também se mostrou um case bem-sucedido do que o público queria ver.

Imagem de God of War
Kratos foi um dos heróis que migrou para os PCs nos últimos anos (Imagem: Divulgação/PlayStation)

Porém, apenas em 2024 vimos uma franquia da Sony chegando a um outro console. Em LEGO Horizon Adventures, tivemos a presença de Aloy e os elementos do universo de Horizon Zero Dawn / Horizon Forbidden West chegando ao Nintendo Switch. Em 2025 foi a vez de Helldivers 2 ser lançado no Xbox (curiosamente no mesmo dia que Gears of War: Reloaded chega ao PS5).

Relatório financeiro da Sony

O anúncio foi realizado durante a apresentação do relatório financeiro, que mostrou diversos números sobre o PlayStation e seus jogos. Nele descobrimos que o PS5 vendeu 80,3 milhões de unidades até o mês de junho de 2025 e está próximo de ultrapassar as unidades vendidas do Xbox 360.

Imagem do PS5
As vendas do PS5 continuam em alta (Imagem: Triyansh Gill/Unplash)

O índice de vendas dos Serviços de Jogo e Rede (Game and Network Services, G&NS) registrou um aumento anual de 8% — mesmo com as controvérsias de aumento de preços dos jogos e da assinatura PS Plus em todo o planeta. Porém, esta subida pode estagnar um pouco, já que há diversos rumores surgindo ao redor da próxima geração do console, o PS6.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.