AMD já deixou clara sua parceria com o Xbox para a próxima geração do console, mas a empresa também está de mãos dadas com a rival da Microsoft em games. Em publicação nas redes sociais, Jack Huynh, chefe da divisão da divisão de GPUs Radeon, que estava com Mark Cerny, engenheiro do PlayStation, disse que novidades a nível de IA para jogos estão a caminho do console da Sony.
- Review PS5 Pro | Vale a pena ou não ter o novo console da Sony?
- PS5 Pro vs PS5: confira as diferenças entre as versões dos consoles
O assunto em questão é o Projeto Amethyst, voltado para IA no PS5 Pro. O executivo da AMD disse que o objetivo da reunião com o chefe de arquitetura do console da Sony era discutir otimizações específicas para machine learning e rede neurais de alta qualidade para jogos.
Huynh reforça que isso não é uma teoria, mas “uma realidade coprojetada” e afirma que as soluções da AMD, principalmente com o FSR 4, lançado este ano com as GPUs RDNA 4, são uma realidade a caminho do PlayStation. Isso, inclusive, foi abordado por Mark Cerny em entrevista recente ao Tom’s Guide.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
FSR 4 chegará ao PS5 Pro em 2026
O engenheiro da Sony afirmou que esses benefícios não são só para seu console, mas as inovações servem para toda a indústria. “Não se trata de tecnologia proprietária. Trata-se de uma tentativa real de fazer o setor avançar”, disse Cerny. Ele afirmou também que a próxima arquitetura gráfica da AMD, que pode se chamar UDNA, já está nas mãos deles nessa parceria para o projeto do próximo PlayStation.
From the same source. Two branches. One vision.
My good friend and fellow gamer @cerny and I recently reflected on our shared journey — symbolized by these two pieces of amethyst, split from the same stone.
Project Amethyst is a co-engineering effort between @PlayStation and… pic.twitter.com/De9HWV3Ub2
— Jack Huynh (@JackMHuynh) July 1, 2025
“Grandes partes do RDNA 5, ou qualquer que seja o nome dado pela AMD, estão saindo da engenharia que estou fazendo no projeto. E, mais uma vez, isso é fruto da tentativa de fazer as coisas avançarem. Não há restrições quanto à forma de utilização de nada disso. A AMD está se movendo com extrema rapidez. O que estou tentando fazer é me preparar para a próxima geração de consoles, portanto, meu prazo é de vários anos”.
A maior novidade da parceria entre AMD e Sony é a implementação do FSR 4 no PlayStation 5 Pro, algo que chega somente em 2026 e não será uma “versão cortada do algoritmo”. A tecnologia substituirá o PSSR, servindo como uma espécie de versão melhorada do upscaling por IA do PS5 Pro. Isso, como é de se esperar, deve chegar até o PS6 também.
Veja mais do CTUP:
- Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
- 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso
- O que é AMD HYPR-RX? Tecnologia melhora performance de games em até 3x
Leia a matéria no Canaltech.