Sony garante que PlayStation 5 não sofrerá com “Crise de RAM” em 2026

Tecnologia

A Sony revelou em seu relatório financeiro trimestral que a “Crise de RAM” não será um problema para o PlayStation 5, ao menos até o início do próximo ano. Segundo o documento divulgado na última quinta-feira (5), eles têm unidades suficiente para este ano-fiscal, que encerra em março de 2027. 

O diretor financeiro da companhia, Lin Tao, afirma que se precaveram contra os aumentos que viriam com a escassez das memórias no mercado.

“Como asseguramos um estoque do componente, já temos condições de garantir a quantidade mínima necessária para gerenciar as vendas de fim de ano do próximo ano-fiscal”, diz o executivo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso significa que a Sony se movimentou de forma prévia para manter os valores e estabilidade das vendas do PlayStation 5. Não foi dito se esta estratégia já prevê um possível pico de vendas no lançamento de GTA 6, previsto para o mês de novembro. Porém, eles têm um plano para o futuro, caso a crise persista nos próximos anos.

“Além disso, temos a intenção de negociar futuramente com vários fornecedores para assegurar estoque suficiente para atender à demanda dos nossos consumidores”, reforça Lin Tao.

Imagem do PS5
O PlayStation 5 já tem o suficiente de memórias RAM para suprir todo o ano de 2026 (Imagem: Divulgação/Sony)

Em 2025, o console de mesa teve um aumento de preço em países como o Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. A mensagem tem como objetivo garantir aos fãs que em 2026 eles já agiram para evitar um novo acréscimo.

O PlayStation 5 vai manter o preço, mas o resto…

Apesar de o hardware ter assegurado o seu preço, Lin Tao reforça que isto vale apenas para ele. Se for necessário aplicar mudanças para garantir os seus lucros, isso será voltado para duas áreas que doem no bolso do público: os jogos e os serviços. 

“Nossa estratégia de vendas do PlayStation 5 pode  ser ajustada com flexibilidade, e pretendemos minimizar o impacto do aumento dos custos da memória deste segmento daqui em diante através de monetização da base instalada ao expandir nossa receita em software e serviços de rede”, diz o executivo. 

No mesmo relatório financeiro, a Sony revelou que o PS5 atingiu um total de 92,2 milhões de unidades vendidas até dezembro de 2025. Além disso, eles revelaram que Ghost of Yotei superou as vendas de Ghost of Tsushima – antes mesmo de lançar a sua expansão com multiplayer online, “Lendas”

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.