A SpaceX adiou, neste domingo (24), o que seria o décimo teste de voo do foguete Starship. O anúncio foi feito às 20h13 (horário de Brasília), apenas 17 minutos antes do horário previsto para a decolagem da Starbase, no Texas. Uma nova tentativa está marcada para esta segunda-feira (25), às 20h30.
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Elon Musk promete assumir mais riscos após sexta falha do foguete Starship
A empresa de Elon Musk havia informado que o teste teria uma janela de decolagem de uma hora, mas, pouco antes do início do período, publicou no perfil oficial do X uma mensagem sobre o adiamento:
“Cancelando o décimo voo do Starship previsto para hoje para permitir tempo de resolver um problema nos sistemas de solo”, escreveu a companhia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Standing down from today’s tenth flight of Starship to allow time to troubleshoot an issue with ground systems
— SpaceX (@SpaceX) August 24, 2025
O problema citado envolve tanto a plataforma de lançamento quanto a infraestrutura de suporte ao redor, essenciais para a decolagem da nave espacial.
Teste após explosão
O décimo voo acontece após a explosão de um protótipo da Starship durante uma tentativa de decolagem em 18 de junho. Segundo a SpaceX, investigações realizadas depois do incidente resultaram em melhorias de hardware e de operação para aumentar a confiabilidade do veículo.
Um dos principais objetivos desta nova tentativa é ampliar os testes do propulsor Super Heavy, incluindo avaliações relacionadas à queima de combustível.
“O propulsor neste teste de voo está realizando vários experimentos para coletar dados de desempenho em condições reais, considerando perfis de voo futuros e cenários fora do padrão. O Super Heavy executará esses experimentos enquanto estiver em trajetória para um ponto de pouso em alto-mar, no Golfo do México, e não retornará ao local de lançamento para aterrissagem”, destacou a SpaceX em comunicado.
Além disso, este será o primeiro lançamento com carga útil da Starship. A missão também incluirá um experimento de retorno do estágio superior do foguete à Starbase.

Características da Starship
A Starship tem 123 metros de altura — sendo 70 metros apenas do propulsor Super Heavy — e capacidade para transportar até 150 toneladas de carga. O foguete também foi projetado para ser reutilizável.
Esse poderoso veículo é parte da missão de Elon Musk de viabilizar a vida humana em outros planetas, especialmente em Marte. A Starship também é considerada peça-chave para o programa Artemis, da NASA, que visa levar astronautas de volta à Lua.
Leia mais:
- Eris não foi longe | 1º foguete orbital da Austrália falha em estreia histórica
- A SpaceX acaba de lançar bactérias causadoras de doenças na Estação Espacial
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.