SpaceX prepara lançamento da 1ª missão espacial tripulada aos polos da Terra

Tecnologia

A missão Fram2, da SpaceX, deve ser lançada aos polos da Terra nesta segunda (31) a partir das instalações do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. O lançamento está previsto para acontecer às 22h46 no horário de Brasília, levando Eric Phillips, Rabea Rogge, Jannicke Mikkelsen e Chun Wang em uma cápsula Crew Dragon.

O lançamento vai ser transmitido no site da SpaceX e em seu perfil no X, o antigo Twitter. Para acompanhar, é só acessar algum dos canais cerca de uma hora antes do horário da decolagem. 

Wang, de Malta, vai ser o comandante da missão, enquanto a norueguesa Mikkelsen vai ser a comandante do veículo. O alemão Rogge vai ser o piloto, e o australiano Phillips, o oficial médico e especialista da missão. Este vai ser o primeiro voo espacial de todos. Eles devem passar de três a cinco dias na órbita baixa da Terra.

Durante a viagem, o grupo vai sobrevoar nosso planeta sobre os polos, trajetória nunca seguida por nenhuma outra missão espacial tripulada. Além disso, eles vão realizar mais de 20 experimentos científicos, e prometem ser os primeiros a cultivar cogumelos e tirar raios X em órbita. 

Após o retorno à Terra, a tripulação quer sair da cápsula Crew Dragon sem receber apoio médico e operacional. A tarefa não vai ser fácil devido aos efeitos da microgravidade no corpo humano, mas vai ajudar pesquisadores a analisarem como vão se sair na execução de atividades funcionais após estadias curtas e longas no espaço. 

Quando for lançada, a Fram2 vai se tornar o 17º voo espacial tripulado da SpaceX e o sexto realizado para tripulantes privados. A empresa aeroespacial de Elon Musk guarda outros voos do tipo no histórico, como a Inspiration4 e Polaris Dawn, missões financiadas e comandadas pelo bilionário Jared Isaacman. 

Leia também:

Vídeo: Balão futurista

Leia a matéria no Canaltech.