Spotify agora te mostra as músicas que você mais ouviu na semana

Tecnologia

O Spotify anunciou, nesta quinta-feira (6), que vai disponibilizar estatísticas semanais sobre as músicas ouvidas pelos usuários. Com o novo recurso, não será mais necessário esperar o relatório anual do streaming ou recorrer a serviços de terceiros para conferir quais foram as canções mais tocadas.

Chamada estatísticas de audição, a nova funcionalidade mostra não apenas as músicas, mas também os artistas mais ouvidos em um recorte das quatro semanas anteriores. Além disso, o recurso sugere playlists e faixas inspiradas no gosto de cada pessoa.

As estatísticas de audição são uma forma de o ouvinte ter acesso facilitado ao que mais tem escutado, bem como às descobertas feitas durante a experiência dentro do aplicativo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O lançamento se junta à Máquina do tempo e Retrospectiva, recursos que já oferecem, respectivamente, dados mensais e anuais sobre o que o usuário mais ouviu no app. Sites como o Last.fm, que rastreia o histórico de reprodução de contas vinculadas ao Spotify, perdem cada vez mais espaço diante das atualizações do streaming musical.

Quando a atualização será liberada?

O Spotify informa que o recurso de estatísticas de audição já está disponível em mais de 60 países e regiões ao redor do mundo. Tanto usuários com contas Premium quanto aqueles com contas gratuitas podem utilizar a nova ferramenta.

Para acessar as estatísticas semanais, basta:

  • Clicar na foto de perfil e abrir o menu;
  • Selecionar “Estatísticas de audição”;
  • Conferir os artistas e músicas mais ouvidos, além de outras curiosidades.
Estatísticas de audição
Spotify disponibiliza estatísticas semanais de audição para usuários gratuitos e Premium (Divulgação/Spotify)

Também é possível compartilhar as informações fornecidas pela funcionalidade com amigos diretamente no Spotify, assim como em redes sociais como Instagram e WhatsApp — de forma semelhante ao que ocorre com os insights da Retrospectiva e da Máquina do Tempo.

Leia mais: 

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

Leia a matéria no Canaltech.