O Spotify revelou novas opções para ajustar a transição entre músicas em uma playlist nesta terça-feira (19). A atualização garante mais uma camada para personalizar as listas de reprodução, e coloca os assinantes na “mesa do DJ” para montar o melhor mix.
- Cansou do botão ‘Criar’ do Spotify? Veja como tirar o atalho do app
- Como fazer uma playlist compartilhada no Spotify
Em nota, a empresa ressalta que os usuários ganham mais controle sobre suas listas e mais ferramentas para “criar playlists únicas” com facilidade.
“Faça uma transição perfeita entre as faixas, personalize a forma como elas fluem juntas e melhore a sua mistura com funcionalidades como volume, EQ e curvas de efeito”, complementa o comunicado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para fazer as customizações, é preciso assinar o Premium, seja ele individual, compartilhado ou de estudante. A regra é válida tanto para listas individuais quanto para playlists colaborativas.
Além disso, neste momento, a opção está disponível apenas na versão Beta do player. Não há previsão de lançamento do recurso a todos os usuários.

Mix do Spotify
O Mix do Spotify é acionado dentro da playlist, e oferece uma gama de alterações para as músicas da lista. Entre elas, está a opção para ajustar a equalização e até aplicar efeitos nas transições entre os títulos.
Para acionar o recurso, basta abrir a seleção desejada e apertar em “Mix”. Na sequência, cada trilha da lista vão exibir a opção “Auto” que indica a mixagem selecionada.
Ao pressionar o botão, o usuário consegue alterar para padrões existentes, como “Fade” e “Rise”, e fazer ajustes no volume, equalização e efeitos. Depois, é só salvar e ouvir a playlist normalmente.
Caso queira reproduzir as músicas sem as alterações, basta tocar novamente em “Mix” para sair do modo de mixagem.
Dicas para mixar músicas
O Spotify também compartilhou algumas dicas para personalizar as seleções. Confira:
- Faça a combinação com músicas que tenham tempos e tonalidades semelhantes para obter uma transição mais natural;
- Inicie com gêneros que facilitam a transição, como house e techno;
- Ao selecionar a ordem das trilhas, considere a “energia” que você deseja transmitir com a lista de reprodução.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do Spotify
- Como adicionar músicas em playlists colaborativas no Spotify
- Como procurar músicas em playlists do Spotify
VÍDEO: Tablets (baratos) para estudar ainda existem? Como escolher?
Leia a matéria no Canaltech.