Spotify remove barreiras para controlar a reprodução no plano gratuito

Tecnologia

O Spotify anunciou mudanças importantes no plano gratuito do streaming nesta segunda-feira (15). A partir de hoje, qualquer conta gratuita pode controlar a reprodução de músicas com maior flexibilidade no app para celulares.

A novidade atende a um pedido antigo de usuários do plano gratuito, visto que o Spotify tinha algumas barreiras para tocar músicas em playlists ou pela própria busca.

Os assinantes pagos ainda são minoria entre os mais de 600 milhões de usuários mensais do serviço, então os recursos podem melhorar a experiência e reter mais contas no aplicativo, mesmo sem adquirir o plano Premium.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Spotify permite reproduzir qualquer música da busca no plano gratuito (Imagem: Divulgação/Spotify)

Como era antes?

O plano gratuito do Spotify trazia algumas limitações ao ouvir músicas pelo celular: não era possível mudar a ordem de algumas playlists, por exemplo, enquanto não era possível abrir uma canção imediatamente pela busca. 

Algumas listas de reprodução ainda mostravam uma parte da lista completa de faixas, o que poderia limitar descobertas.

Outro impasse surgia ao receber uma música compartilhada por outra pessoa, na qual o serviço tocava apenas uma prévia e não deixava ouvi-la por inteiro.

O que muda nos planos gratuitos?

O Spotify removeu a maioria das restrições para ouvir músicas gratuitamente — os anúncios continuam, mas o processo de escolher a próxima faixa ficou bem mais parecido com a versão Premium.

Agora, é possível:

  • Tocar uma música a partir da busca (pelo título ou até por um trecho da letra);
  • Reproduzir uma música compartilhada sem cortes;
  • Escolher faixas dentro de playlists ou do próprio catálogo do Spotify.

As novidades são válidas apenas no app do serviço para Android e iOS, sem mudanças nas demais plataformas. De acordo com a empresa, a nova abertura para o catálogo pode render sugestões mais refinadas com base no gosto musical da pessoa e melhorias nas playlists automáticas, como Blend e Daylist.

As novas regras para contas gratuitas começaram a ser liberadas nesta segunda-feira (15) e serão distribuídas globalmente nos próximos dias.

Leia também:

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

Leia a matéria no Canaltech.