A Square entrou em colapso após a saída de Hironobu Sakaguchi, criador da franquia Final Fantasy, no início dos anos 2000. A revelação foi feita no podcast NOBIYO To Isshoni (Juntos com NOBIYO), apresentado pelo lendário compositor Nobuo Uematsu, que conversou com Sakaguchi sobre os tempos na empresa em um episódio recente.
- Square Enix tira Kingdom Hearts 4 do limbo e exibe novas fotos
- Aniversário de Final Fantasy IX reacende rumores sobre remake
“A Square entrou em colapso depois que Sakaguchi saiu”, afirmou o compositor. “Simplificando: ele é o chefão. Sempre foi e sempre será”. Os veteranos revelaram que as coisas não estavam indo muito bem para a companhia japonesa na época. De fato, a desenvolvedora passou por maus bocados durante o início do século.
A empresa havia enfrentado perdas financeiras significativas devido ao atraso de Final Fantasy X e ao fracasso de bilheteria do filme em CGI Final Fantasy: The Spirits Within. O longa, lançado em 2001, teve um orçamento de US$ 137 milhões, mas acabou arrecadando apenas US$ 85 milhões, segundo dados do Box Office Mojo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outro fator que teria desestabilizado a Square após a saída de Sakaguchi, foi que o criador de Final Fantasy era um verdadeiro líder dentro da companhia. Uematsu contou que na época em que a sede da Square ficava em Hiyoshi, a empresa parecia mais com um “clube de estudantes universitários “, mas, mesmo assim, todo mundo o ouvia.
“Mas o Sakaguchi conseguia gerenciar o trabalho mesmo nesse tipo de ambiente. A gente nem tinha uma organização corporativa adequada, mas todo mundo o ouvia. É o tipo de qualidade com a qual se nasce”, contou o Uematsu “Ele saiu e a organização simplesmente desmoronou. Eu pensei comigo mesmo: ‘Ah não, preciso sair daqui’.”
O compositor chegou a sair da Square um pouco depois do criador de Final Fantasy, em 2004, apesar de trabalhar novamente com a empresa no futuro como freelancer.
Na mesma época, Sakaguchi fundou o estúdio Mistwalker, conhecido por jogos como Blue Dragon, Lost Odyssey e o recente Fantasian Neo Dimension, RPG que reuniu a dupla novamente.
Leia também:
- Square Enix remove produtor de Final Fantasy 14 e 16 da diretoria
- Final Fantasy VII Rebirth não terá expansões ou DLCs
- Por que criador de NieR Automata acha que Stellar Blade é melhor que o seu jogo?
Leia a matéria no Canaltech.