Square “colapsou” após saída do criador de Final Fantasy em 2003

Tecnologia

A Square entrou em colapso após a saída de Hironobu Sakaguchi, criador da franquia Final Fantasy, no início dos anos 2000. A revelação foi feita no podcast NOBIYO To Isshoni (Juntos com NOBIYO), apresentado pelo lendário compositor Nobuo Uematsu, que conversou com Sakaguchi sobre os tempos na empresa em um episódio recente.

“A Square entrou em colapso depois que Sakaguchi saiu”, afirmou o compositor. “Simplificando: ele é o chefão. Sempre foi e sempre será”. Os veteranos revelaram que as coisas não estavam indo muito bem para a companhia japonesa na época. De fato, a desenvolvedora passou por maus bocados durante o início do século. 

A empresa havia enfrentado perdas financeiras significativas devido ao atraso de Final Fantasy X e ao fracasso de bilheteria do filme em CGI Final Fantasy: The Spirits Within. O longa, lançado em 2001, teve um orçamento de US$ 137 milhões, mas acabou arrecadando apenas US$ 85 milhões, segundo dados do Box Office Mojo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outro fator que teria desestabilizado a Square após a saída de Sakaguchi, foi que o criador de Final Fantasy era um verdadeiro líder dentro da companhia. Uematsu contou que na época em que a sede da Square ficava em Hiyoshi, a empresa parecia mais com um “clube de estudantes universitários “, mas, mesmo assim, todo mundo o ouvia.

“Mas o Sakaguchi conseguia gerenciar o trabalho mesmo nesse tipo de ambiente. A gente nem tinha uma organização corporativa adequada, mas todo mundo o ouvia. É o tipo de qualidade com a qual se nasce”, contou o Uematsu “Ele saiu e a organização simplesmente desmoronou. Eu pensei comigo mesmo: ‘Ah não, preciso sair daqui’.”

O compositor chegou a sair da Square um pouco depois do criador de Final Fantasy, em 2004, apesar de trabalhar novamente com a empresa no futuro como freelancer

Na mesma época, Sakaguchi fundou o estúdio Mistwalker, conhecido por jogos como Blue Dragon, Lost Odyssey e o recente Fantasian Neo Dimension, RPG que reuniu a dupla novamente.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.