SSDs podem sofrer com “escassez severa” pela próxima década, diz CEO da Phison

Tecnologia

Desde que o boom de IA começou há poucos anos, mais especificamente no início desta década, data centers têm exigido cada vez mais hardware dedicado para isso, especialmente memória Flash NAND, usado em drives de armazenamento como SSDs. Segundo o CEO da Phison, esse tipo de tecnologia “enfrentará escassez severa” a partir do próximo ano.

A afirmação vem de alguém que entende bem do assunto, já que estamos falando de Pua Khein-Seng, chefe de uma das líderes do mercado de controladoras de SSDs, a Phison, em entrevista ao CW News de Taiwan.

Ele diz que a escassez que começa em 2026 pode acabar se estendendo por até uma década, um claro indicativo de que a indústria não está preparada para atender à demanda crescente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Indústria despreparada para atender a demanda de data centers

O executivo segue afirmando que logo antes dessa explosão da necessidade por memória por conta da IA, as maiores fabricantes de NAND como Micron e SK hynix, começaram a diminuir seus investimentos nesse tipo de tecnologia para colocar todos os esforços em memória em memória HBM, que estão nas GPUs para treinamento de IA:

“No passado, sempre que as fabricantes de flash investiam mais, os preços desmoronavam e eles nunca recuperavam seus investimentos. Por isso, as empresas reduziram os gastos a partir de 2019-2020. Então, em 2023, a Micron e a SK Hynix redirecionaram enormes investimentos em capital para HBM porque as margens eram muito atraentes, deixando ainda menos investimentos para flash”.

A crescente demanda por armazenamento pelos data centers põe em risco a disponibilidade para o consumidor (Imagem: Samsung/Divulgação)

O CEO da Phison acredita que parte dos investimentos multibilionários será voltado para armazenamento, e não só em GPUs, por parte das empresas de nuvem. E com essa necessidade, cresce ainda mais a demanda por NAND e esse é um dos motivos pelo qual deve existir uma escassez na disponibilidade pelos próximos 10 anos.

“Para ganhar dinheiro, você precisa de usuários. Os usuários criam dados. Os dados precisam ser armazenados. Isso significa que os data centers devem expandir o armazenamento para a próxima década. Afinal, a função principal de um data center é o armazenamento”, disse Pua Khein-Seng.

Quase todas as maiores fabricantes já disseram que congelariam ou aumentariam os preços de Flash NAND, mas não baixariam, já que a demanda é “sem precedentes” e não dá para ter prejuízos em um momento desse.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.