
Resumo
-
Sandisk anuncia rebranding de SSDs e aposenta as marcas WD Blue e WD Black;
-
Nova linha Sandisk Optimus entra no lugar com três categorias, incluindo versões para médio e alto desempenho;
-
Mudança ocorre após Western Digital deixar mercado de SSDs para focar em HDs.
A Sandisk aproveitou a CES 2026 para anunciar um rebranding: as linhas de SSDs de médio ou alto desempenho WD Blue e WD Black (WD_Black) deixarão de receber esses nomes; no lugar dessas nomenclaturas entram as marcas Sandisk Optimus.
São três novas marcas de SSDs, de acordo com a companhia:
- Sandisk Optimus: entra no lugar da linha WD Blue, composta por SSDs de desempenho intermediário e focados em produtividade, a exemplo do modelo WD Blue SN5100;
- Sandisk Optimus GX: entra no lugar da linha WD Black (ou WD_Black), composta por modelos de alto desempenho para jogos e aplicações exigentes, a exemplo do modelo WD_Black SN7100;
- Sandisk Optimus GX Pro: também entra no lugar da linha WD Black, mas é focada em SSDs com desempenho ainda mais elevado, a exemplo do modelo WD_BLACK SN8100.
Por que a Sandisk abandonou as marcas “WD”?
Provavelmente, a decisão tem como motivação o fato de a Western Digital (WD) ter abandonado o segmento de SSDs para focar em discos rígidos (HDs). Com isso, a Sandisk passou a responder sozinha pela divisão de SSDs.
Neste ponto, vale relembrar que a Western Digital anunciou a aquisição da Sandisk em 2015, por US$ 19 bilhões, com o negócio tendo sido concluído no ano seguinte. Ambas as marcas vinham mesclando as suas operações desde então, mas, com o movimento recente, passa a haver uma organização mais clara entre os portfólios de produtos de cada uma.

Como a Western Digital deixou de trabalhar com SSDs, não faria sentido a Sandisk manter a marca “WD” para identificar esse tipo de produto. Uma mudança de nomenclatura já era esperada, consequentemente.
Ainda de acordo com a Sandisk, a transição de WD Blue e WD Black para Sandisk Optimus começou nesta segunda-feira (05/01). Os primeiros produtos com a nova nomenclatura chegarão às lojas no decorrer do primeiro semestre de 2026.
Vale destacar que não é a primeira vez que a Sandisk usa a marca “Optimus”. Um exemplo vem de 2014, quando a companhia lançou o SSD Optimus Max, com até 4 TB de capacidade (algo notável para a época) e foco no segmento corporativo. A Sandisk também teve produtos com a linha de SSDs Optimus Eco.
SSDs WD Blue e WD Black são rebatizados para Sandisk Optimus

