Star Trek: ordem cronológica para assistir

Tecnologia
Elenco da série original Star Trek de 1966 (Imagem: Netflix/Divulgação)

Star Trek (também conhecida como Jornada nas Estrelas) é uma franquia de ficção científica criada em 1966. A história é ambientada no futuro, com tripulantes que navegam o espaço em busca de realizar missões, descobrir novos planetas, e eliminar inimigos.

Ao todo, Star Trek conta com aproximadamente 27 obras audiovisuais. E para acompanhar toda a história de forma cronológica, é necessário alternar entre filmes e séries de diferentes anos de lançamento.

A seguir, confira a ordem cronológica para assistir filmes e séries de Star Trek, de acordo com o guia indicado pela própria franquia.

1. Star Trek: Enterprise (2151 — 2161)

Toda a aventura tem um começo. Star Trek tem como sua nave mais famosa a Enterprise ,e nessa década em específico, tem início a grande revolução humana no espaço. A série tem quatro temporadas e é uma prévia de The Original Series.

Esta série é a primeira na linha do tempo do enredo geral. Sua história gira em torno das primeiras naves capazes de viajar por “dobra 5” produzidas na Terra, a USS Enterprise NX-01, comandada pelo capitão Jonathan Archer.

Quando a Frota Estelar Terrestre lançou sua primeira nave, Archer levou sua tripulação humana para o espaço. Eles tiveram seu primeiro contato com vários alienígenas de Star Trek. O encontro abriu uma nova era de exploração e descobertas para os terráqueos.

  • Ano de lançamento: 2001
  • Plataformas: Netflix e Paramount+

2. Star Trek: Discovery – Temporadas 1 e 2 (2255 — 2258)

Na sequência, as temporadas 1 e 2 de Star Trek: Discovery apresentam Michael Burnham: um oficial, como personagem principal. Burnham é o especialista em ciências do USS Discovery NCC-1031.

Na primeira temporada da série, Michael e sua equipe lidaram com uma galáxia à beira da guerra. Durante a segunda temporada, a protagonista e sua equipe tiveram que perseguir o Red Angel, uma entidade misteriosa.

  • Ano de lançamento: 2017
  • Plataformas: Paramount+

3. Star Trek: Strange New Worlds (2259 — a definir)

Star Trek: Strange New Worlds é um spin-off de Star Treck Discovery, preenchendo a década entre Discovery e The Original Series.

A série se baseia nos anos em que o Capitão Christopher Pike ocupou o comando da U.S.S. Enterprise, acompanhando Pike, o Oficial Spock e a Imediato nos anos antes de Capitão Kirk assumir o comando da Enterprise.

  • Ano de lançamento: 2022
  • Plataformas: Paramount+

4. Star Trek: The Original Series (2265 — 2269)

A próxima obra na ordem cronológica contém a tríade original: Kirk, Spock e McCoy. The Star Trek: The Original Series é onde começou tudo. Enquanto a maioria dos Trekkies considera esta série a “primeira” que deve ser assistida ao começar a acompanhar o universo, cronologicamente deve ser a quarta a ser assistida.

A Série Original começa no ano de 2265, e seguiu a jornada de cinco anos da USS Enterprise. Também acompanhou as aventuras do Capitão Kirk e seu Primeiro Oficial Spock, enquanto eles corajosamente iam a um lugar onde ninguém tinha ido antes para explorar novos mundos estranhos.

  • Ano de lançamento: 1966
  • Plataformas: Netflix e Paramount+

5. Star Trek: The Animated Series (2269 — 2270)

Esta série de animação Star Trek foi uma continuação das viagens da USS Enterprise na série Star Trek The Original Series. O elenco nas duas séries é o mesmo, exceto por Chekov. Toda a animação foi dublada, principalmente, pelo elenco original da série anterior.

Alguns episódios foram sequências de The Original Series Star Trek, como “Once Upon a Planet“, “More Tribbles, More Troubles” e “Mudd’s Passion“. Ao mesmo tempo, os outros episódios de Star Trek eram os conceitos originais de Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, mas que não foram usados antes da conclusão da série original.

  • Ano de lançamento: 1973
  • Plataformas: Netflix e Paramount+

6. Star Trek: The Motion Picture (entre 2271 e 2273)

Passada a primeira leva de séries, a sequência cronológica de Star Trek dá início aos seis primeiros filmes da obra, começando por Star Trek: The Motion Picture. Há muita discussão sobre o período exato em que os fatos ocorrem, mas sabe-se que é por volta de 2271 e 2273.

No filme, Kirk assume o posto de almirante da Frota Estelar, e reúne a tripulação da Enterprise para iniciar uma investigação depois que uma nuvem de energia misteriosa começa a causar estragos no espaço.

  • Ano de lançamento: 1979
  • Plataformas: Paramount+

7. Star Trek II: The Wrath of Khan (2285)

Doze anos após os eventos de Star Trek: The Motion Picture, Kirk e a Enterprise encontram um inimigo familiar: Khan Noonien Singh, que é um super-humano geneticamente modificado.

O primeiro encontro com Khan aconteceu por volta de 2265, durante a missão original de cinco anos. Mas em 2285, Khan foi libertado do exílio e busca vingança contra Kirk. E cabe à Enterprise impedi-lo de obter uma poderosa arma espacial, chamada de Genesis.

  • Ano de lançamento: 1982
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

8. Star Trek III: The Search for Spock (2285)

Star Trek III: The Search for Spock sucede o filme anterior (Star Trek II: The Wrath of Khan), logo após a Enterprise retornar da missão contra Khan.

Na história, é revelado que Spock deixou sua essência viva dentro da nave do Dr. McCoy. Então, Kirk decide agir para salvar seus dois oficiais, mesmo contra a vontade da Frota Estelar.

  • Ano de lançamento: 1984
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

9. Star Trek IV: The Voyage Home (2286 e 1986)

O quarto filme sequencial de Star Trek acompanha o retorno de Kirk à Terra no ano de 2286, destinado a assumir as responsabilidades de ter roubado e destruído a Enterprise para salvar Spock.

O grande problema é que a Frota Estelar se depara com problemas maiores envolvendo uma grande ameaça contra a Terra. E esses problemas só podem ser resolvidos com uma viagem no tempo para o ano de 1986.

  • Ano de lançamento: 1986
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

10. Star Trek V: The Final Frontier (2287)

Um ano após os eventos de Star Trek IV: The Voyage Home, Kirk e sua tripulação são encarregados de levar a Enterprise-A ao espaço e investigar a captura dos embaixadores da Federação, Klingon e Romulan.

A história então coloca os tripulantes contra um vulcano renegado, que busca roubar a U.S.S. Enterprise para encontrar um planeta lendário. E a missão fica ainda mais complicada, quando se descobre que o vilão tem um tipo de ligação com Spock.

  • Ano de lançamento: 1989
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

11. Star Trek VI: The Undiscovered Country (2293)

O último dos seis primeiros filmes de Star Trek é situado em 2293, seis anos depois de The Final Frontier. No filme, Kirk e sua tripulação transportam o chanceler Gorkon rumo à Terra para negociar um tratado de paz com a Federação dos Planetas Unidos.

O grande problema é que Gorkon é morto em uma confusão, e Kirk e McCoy são acusados de assinato. Cabe então ao Spock descobrir quem esteve por trás do ataque para evitar uma guerra sem precedentes.

  • Ano de lançamento: 1991
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

12. Star Trek: Section 31 (2324)

Star Trek: Section 31 é um spin-off da franquia Star Trek, que não está muito bem situado na linha do tempo. Contudo, a história principal se passa na data estelar 1292.4 e, levando em conta o calendário gregoriano, isso corresponderia ao ano de 2324.

A obra acompanha a imperatriz Philippa Georgiou, que entra para uma divisão secreta da Frota Estelar. E sob a missão de proteger a Federação dos Planetas Unidos, ela também deve enfrentar erros do passado.

  • Ano de lançamento: 2025
  • Plataformas: Paramount+

13. Star Trek: The Next Generation (2364 — 2370)

Star Trek: The Next Generation ocorre quase um século após a jornada inicial de cinco anos do USS Enterprise. Sua versão atual, a USS Enterprise-D inicia sua missão de exploração na série. Setenta anos após os acontecimentos de Star Trek VI, humanos e Klingons finalmente encontraram a paz.

No entanto, o Capitão Jean-Luc Picard, e a tripulação da próxima geração ainda encontram muitas formas de vida alienígena hostil no seu caminho. A série Star Trek: The Next Generation também apresentou a transformação da famosa nave estelar, muito maior do que a nave do capitão James T. Kirk, do século anterior.

  • Ano de lançamento: 1987
  • Plataformas: Netflix

14. Star Trek: Deep Space Nine (2369 — 2375)

A partir daqui, a sequência fica um pouco mais complicada, uma vez que diferentes obras passam a abordar o mesmo período. Dito isso, Star Trek: Deep Space Nine retrata os acontecimentos cinco anos após o início de Star Trek: The Next Generation, no ano de 2369.

A série foca na estação espacial política, defensiva e comercial chamada Deep Space 9, enquanto acompanha o comandante Sisko. Em dado momento, o desenrolar dos fatos acontecem simultanamente com a viagem de Picard de The Next Generations.

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Netflix e Paramount+

15. Star Trek VII: Generations (2293 e 2371)

A sequência cronológica continua com Star Trek: Generations. O filme começa no ano de 2293, o que pode confundir os espectadores. Mas a maior parte da obra se passa em 2371, quando a série Star Tre: Deep Space Nine já estava em curso.

Em suma, o filme representa a “passagem de bastão” de Kirk para Picard, e conclui as aventuras de Picard e sua tripulação a bordo da Enterprise-D.

  • Ano de lançamento: 1994
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

16. Star Trek: Voyager (2371 — 2378)

A série se passa em 2371, quando a Voyager parte da estação espacial Deep Space Nine para encontrar e capturar a nave Maquis. Nessa aventura, a nave é transportada para 70 anos-luz de distância de casa.

Então, a capitã Janeway tem a missão de unir as duas facções, e liderá-las para retornar ao Quadrante Alfa.

  • Ano de lançamento: 1995
  • Plataformas: Netflix e Paramount+

17. Star Trek VIII: First Contact (2373)

Star Trek: First Contact é o segundo filme da franquia a apresentar a tripulação da The Next Generation. Na história, Picard desobedece ordens e leva a Enterprise-E para uma batalha contra o Borg, 300 anos no passado.

A tripulação então tem a missão de preservar o primeiro contato da Terra com formas de vida alienígenas, para proteger o futuro da raça humana.

  • Ano de lançamento: 1997
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

18. Star Trek IX: Insurrection (2375)

Nesta obra, Picard e a tripulação da Enterprise decidem encontrar a fonte da juventude. No entanto, Picard descobre que a busca pode afetar a vida de muitas pessoas.

A partir daí, ele e sua tripulação se rebelam contra a Federação e decidem salvar o pacífico planeta Ba’ku, durante a Guerra do Domínio. Vale mencionar que essa guerra é abordada nas últimas duas temporadas de Deep Space Nine.

  • Ano de lançamento: 1998
  • Plataformas: Amazon Prime Video (compra ou aluguel) e YouTube Filmes (compra ou aluguel)

19. Star Trek X: Nemesis (2379)

Em 2979, após os desfechos dos eventos de Deep Space Nine e Voyager, Picard e a tripulação da Enterprise embarcam em uma última missão juntos: firmar um acordo de paz com os romulanos.

Mas ao chegarem no planeta Romulus, eles se deparam com uma rebelião liderada por um clone genético de Picard, que ameaça destruir a Terra.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: Paramount+

20. Star Trek: Lower Decks (2380 — 2382)

Star Trek: Lower Decks é uma série animada cômica, com enfoque na tripulação de baixa patente ao invés de enfatizar as jornada do capitão e equipes superiores.

Com a Terra integrando a Federação dos Planetas Unidos, a história é ambientada no ano de 2380, quando um time da Starfleet é encarregado de viajar pelo universo para conhecer novas formas alienígenas e estabelecer contato com outras civilizações.

  • Ano de lançamento: 2020
  • Plataformas: Paramount+

21. Star Trek: Prodigy (2383 — 2385)

A obra Star Trek: Prodigy é outra animação da franquia Star Trek, ambientada entre os anos 2383 e 2385. A história conta sobre um grupo de adolescentes alienígenas que rouba uma nave abandonada da Frota Estelar e passa a explorar o Universo.

No entanto, a tripulação precisa aprender a trabalhar em equipe para chegar ao Quadrante Alfa.

  • Ano de lançamento: 2021
  • Plataformas: Amazon Prime Video e Netflix

22. Star Trek: Pickard (2399 — 2402)

O foco é o capitão Picard vinte anos após seu confronto com Shinzon. Na série, Picard já se aposentou e atualmente trabalha no vinhedo de sua família. Ele lamenta a morte de seus amigos e de Romulus

O planeta foi destruído quando seu sol se tornou uma supernova em 2387 no universo de Star Trek. No entanto, um estranho aparece de repente e pede a ajuda do ex-capitão.

Quando Picard descobre a conexão do estranho com ele, é puxado para sua última missão. Primeiro, o aposentado decide encontrar e eliminar um espião que ascendeu na Frota Estelar. Mais uma vez, a Frota Estelar criou uma dívida imensa com Picard.

  • Ano de lançamento: 2020
  • Plataformas: Amazon Prime Video e Paramount+

23. Star Trek: Discovery – Temporadas 3, 4 e 5 (3188 — 3191)

Se as duas primeiras temporadas de Star Trek: Discovery devem ser assistidas no início da ordem cronológica, as temporadas 3, 4 e 5 são obras para o final da lista. Afinal, a série salta mais de 900 anos no futuro, ambientada no século 32.

A história basicamente vai acompanhar a capitã Michael Burnham na missão de retomar a grandeza e imponência da Federação como visto no passado.

  • Ano de lançamento: 2020
  • Plataformas: Paramount+

24. Star Trek (a partir de 2233)

Finalizada a linha do tempo principal (chamada de Prime Timeline), é hora de mergulhar na Linha do Tempo Kelvin, abordada em uma trilogia de filmes.

Basicamente, a destruição do planeta Romulus em 2387 resulta em um buraco negro que suga uma nave romulana e a leva para o ano de 2233. Neste universo, o capitão Nero destrói a U.S.S. Kelvin, criando a realidade alternativa chamada Kelvin Timeline.

O primeiro filme da trilogia (chamado Star Trek) se passa em 2258, numa realidade alternativa da qual um Kirk mais rebelde se junta à Frota Estelar e encontra um Nero vingativo. Então, a tripulação precisa trabalhar para impedir que os romulanos de Nero destruam a Federação.

  • Ano de lançamento: 2009
  • Plataformas: Paramount+

25. Star Trek: Into Darkness (2259 — 2260)

Um ano após os acontecimentos do filme Star Trek lançado em 2009, Kirk é rebaixado por violar a Primeira Diretriz para salvar Spock e a população de um planeta chamado Nibiru.

Acontece que ele é reintegrado à Frota Estelar para perseguir um terrorista que destruiu uma importante instalação da entidade. Então, na Kelvin Timeline, Kirk e a Enterprise iniciam uma missão de cinco anos para ir a um local até então inexplorado em 2260.

  • Ano de lançamento: 2013
  • Plataformas: Paramount+ e YouTube Filmes (comprar ou alugar)

26. Star Trek: Beyond (2263)

Finalizando a trilogia sobre a linha do tempo Kelvin, Star Trek: Beyond ambienta o espectador em 2263, ou seja, no terceiro ano da missão iniciada em Star Trek: Into Darkness.

Durante a missão, a Enterprise é atacada e a tripulação acaba em um planeta desconhecido. O grupo então precisa se reorganizar, e derrotar o líder mutante por trás do ataque.

  • Ano de lançamento: 2016
  • Plataformas: Paramount+ e YouTube Filmes (comprar ou alugar)

27. Short Treks

Para finalizar as obras de Star Trek na ordem cronológica, vale conferir a minissérie Short Treks. A obra é um compilado de pequenas histórias que se passam entre 2239 e 3300.

A série serve como um complemento para Discovery e Picard, e é vista como a última recomendação após assistir a todas as obras da franquia.

  • Ano de lançamento: 2018
  • Plataformas: Amazon Prime Video

Com informação: Star Trek e Memory Alpha – Fandom.

Star Trek: ordem cronológica para assistir