A armadura de Darth Vader não é apenas um traje intimidador — é uma prisão viva que revela o lado mais cruel do Império e a verdadeira escuridão da saga. Criada para mantê-lo respirando após o duelo contra Obi-Wan Kenobi, a armadura é cheia de segredos perturbadores. A Marvel Comics deu uma mãozinha nessa questão, já que nos últimos anos vem ampliando a mitologia de Star Wars ao preencher várias lacunas da Saga Skywalker — inclusive esses misteriosos cacarecos e poderes que nem mesmo o Lorde Sith das Trevas tinha conhecimento anteriormente.
- Star Wars Apresenta a Mestre Suprema do “Truque Mental Jedi”
- Segredo em Star Wars: A Ameaça Fantasma finalmente é revelado após 26 anos
Por mais que Darth Vader seja um dos vilões mais reconhecíveis da cultura pop — afinal, basta ouvir a respiração dele para sentir um arrepio na espinha — a verdade é que sua famosa armadura é muito mais do que cosplay preto com capa dramática.
O traje que o mantém vivo é também um manual de tortura tecnológica, cheio de detalhes estranhos, bizarros e sombrios que deixam Star Wars bem menos infantil do que parece.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Cinco segredos da armadura de Vader
A armadura é mais do que cosplay sinistro. Ela é prisão, ferramenta de tortura, hacking device, upgrade ambulante e até acessório de moda experimental. Darth Vader pode até ser o vilão mais icônico da galáxia, mas por trás da capa e da respiração pesada existe algo ainda mais cruel: o Império não deixava nem seu maior guerreiro viver em paz — nem respirar sem dor.
Abaixo estão os seis maiores segredos que nem mesmo os virgens conhecem:
- 1. Modo furtivo de respiração
- 2. O criador da armadura não foi Palpatine
- 3. A armdura pode ser hackeada
- 4. A capa é uma arma secreta
- 5. Anakin usou um protótipo antes de ser Vader
1. Modo furtivo de respiração

Sim, até Vader sabe desligar o som da respiração para fazer um stealth mode.
Nos quadrinhos, ele chega a cortar o barulho do respirador para surpreender Tarkin em uma caçada. Imagina levar um susto desses no meio da madrugada?
2. O criador da armadura não foi Palpatine

Nos quadrinhos, descobrimos que o verdadeiro responsável pelo design foi o cientista Doutor Cylo, também criador de outros ciborgues.
O Imperador tinha até um “estoque de reservas” para substituir Vader caso desse ruim.
3. A armadura pode ser hackeada

Sim, hackers também existem em uma galáxia muito, muito distante.
O caçador de recompensas IG-88 conseguiu invadir os sistemas do traje e obrigar Vader a acionar o sabre contra si mesmo. Sorte que a Força ainda fala mais alto.
4. A capa é uma arma secreta

Não é só estilo. Vader já usou a capa para escapar de um concreto ultrarrígido, manipulando-a com a Força para quebrar a armadilha.
Quem diria que o acessório de moda também servia de multitool?
5. Anakin usou um protótipo antes de ser Vader

Em uma HQ das Guerras Clônicas, Anakin se disfarça com uma armadura de inimigos que, por coincidência (ou destino), era a cara do traje de Vader.
Um spoiler visual do futuro sombrio que viria pela frente.
Leia mais:
- Star Wars admite uma dura verdade sobre a trilogia original da Saga Skywalker
- Especial Star Wars: entendendo a cronologia da saga
- Star Wars finalmente desmente teoria sombria perturbadora que chocou a sociedade
Leia a matéria no Canaltech.