Starfighter: tudo o que sabemos sobre o novo filme de Star Wars

Tecnologia

Os fãs de Star Wars tiveram muito o que especular em agosto. Afinal, na última quinta-feira (28), a Lucasfilm anunciou o elenco e divulgou a primeira imagem oficial de Star Wars: Starfighter, novo filme da franquia homônima criada por George Lucas, que já começou a ser produzido.

Além disso, notícias sobre a produção começaram a pipocar na imprensa, aumentando os ânimos sobre o longa-metragem, parte de uma leva de histórias que resgatam a franquia Star Wars nos cinemas em hiato desde A Ascensão Skywalker (2019).

A título de curiosidade, além de Starfighter, já foi confirmado que The Mandalorian and Grogu chega às telonas em maio de 2026, como uma continuação da série The Mandalorian. Além disso, será lançado um filme focado nas aventuras de Rey (Daisy Ridley) após A Ascensão Skywalker, assim como um longa-metragem sobre a origem dos Jedi, ambientado três mil anos antes da saga principal.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Primeira imagem oficial de Star Wars: Starfighter (Imagem: Divulgação/Lucasfilm)

Tudo sobre Star Wars: Starfighter

A fim de juntar todas as informações que já sabemos sobre Starfighter em um só lugar, o Canaltech montou um guia que traz detalhes da sinopse, elenco, equipe por trás da produção e expectativas em torno do filme.

Vale lembrar ainda que o nome do longa assim como seus teaser foram revelados em abril, e que apesar de seu título ser o mesmo de um videogame da franquia lançado em 2001, suas histórias não estão relacionadas.

Qual é a história de Star Wars: Starfighter?

Embora a sinopse oficial do filme ainda não tenha sido revelada, já se sabe que Starfighter se passa entre cinco a seis anos após os eventos do Episódio IX: A Ascensão Skywalker, apresentando uma história independente, mas obviamente ambientada no universo da franquia.

O enredo da trama tem como foco um personagem estrelado por Ryan Gosling, ainda sem nome revelado. No entanto, de acordo com a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, em entrevista concedida ao Deadline, personagens da trilogia mais recente também podem aparecer no longa-metragem.

Outra informação já sabida sobre a história é que o diretor Shawn Levy foi escolhido a dedo pela Lucasfilm, já que a empresa queria um filme de Star Wars cuja história e tom refletissem o gosto do cineasta.

Para quem não conhece os trabalhos de Levy, vale frisar que o diretor esteve à frente de títulos como Uma Noite no Museu (2006), Free Guy – Assumindo o Controle (2021) e Deadpool e Wolverine (2024), com uma filmografia voltada para a comédia escrachada.

“A experiência de criar esta história me forçou a refletir sobre [o que é Star Wars]”, explicou o cineasta  em um um episódio do podcast Happy Sad Confused. “Porque há um limite para o número de vezes que os filmes de Star Wars podem revisitar a mesma parte da linha do tempo. Não quero fazer um filme de Star Wars que seja redundante em relação aos outros, nem estou interessado em fazer um que tenha que servir a outro filme”, também esclareceu.

Quem já foi anunciado no elenco da produção?

Além de Ryan Gosling na pele do protagonista, outros nomes de peso já foram confirmados para o elenco da produção. São eles:

  • Flynn Gray (Ursinho Pooh – Sangue e Mel 2);
  • Matt Smith (Doctor Who);
  • Mia Goth (Pearl);
  • Aaron Pierre (Rebel Ridge);
  • Simon Bird (O Jantar das Sextas-Feiras);
  • Jamael Westman (The Essex Serpent);
  • Daniel Ings (Magnatas do Crime);
  • Amy Adams (A Chegada).

Quem é a equipe por trás do filme?

Além de Shawn Levy como diretor do filme e de Kathleen Kennedy como produtora, Star Wars: Starfighter conta com Jonathan Tropper (Seus Amigos e Vizinhos) como roteirista do longa-metragem.

A produção da obra é da Lucasfilm e da 21 Laps Entertainment, e a distribuição é da Walt Disney Studios Motion Pictures.

Quando Starfighter estreia nos cinemas?

Star Wars: Starfighter está previsto para chegar em 27 de maio de 2027 nos cinemas do Brasil.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.